Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Braga: Universidade de campeões

Jesualdo e Jesus aí se formaram para ganhar títulos nos anos seguintes às saídas.
21 de Maio de 2011 às 00:00
Se a lógica se mantiver, Domingos será campeão na próxima época
Se a lógica se mantiver, Domingos será campeão na próxima época FOTO: Hugo Delgado/Lusa

Braga tornou-se, nos últimos anos, uma espécie de universidade de treinadores campeões. Que o digam os dois técnicos que dali saíram para treinar dois dos três ditos ‘grandes' do futebol português. Primeiro, Jesualdo Ferreira, para o FC Porto, recentemente Jorge Jesus, para o Benfica. Ambos levaram os respectivos emblemas ao título nacional no ano imediatamente a seguir à graduação bracarense.

O FC Porto foi ‘pescar' Jesualdo Ferreira ao Sp. Braga no início da temporada 2006/07. Com ele no comando técnico, conquistou três campeonatos consecutivos nos anos que se seguiram. Em 2009/10 foi a vez do Benfica. Jorge Jesus tinha feito bom trabalho e logo na época em que entrou na Luz foi campeão nacional, depois de cinco temporadas sem títulos de campeão das águias.

Agora é o Sporting que tenta buscar inspiração para o título no Minho, recrutando Domingos, que há dois anos até esteve perto de ser campeão em Braga.

FC Porto, Benfica e agora Sporting. Os ‘grandes' do futebol português confiam na perspicácia do presidente bracarense, António Salvador, para descobrir e aperfeiçoar treinadores com potencial de campeões. Como diz o ditado, não há duas sem três?

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)