Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Braga vence Gil Vicente com 'hat-trick' de Lima

Três golos de Lima ofereceram este sábado o triunfo ao Sporting de Braga frente ao Gil Vicente, em jogo da 19.ª jornada da Liga, disputado no Estádio Cidade de Barcelos.
18 de Fevereiro de 2012 às 22:40
Avançado brasileiro Lima marcou três golos e ainda falhou o quarto mesmo no final do jogo
Avançado brasileiro Lima marcou três golos e ainda falhou o quarto mesmo no final do jogo FOTO: José Manuel Ribeiro/Reuters

Os bracarenses fizeram valer o estatuto de favoritos e apresentaram-se dispostos a conquistarem os três pontos, começando por controlar a manobra dos locais e, com mais posse de bola, acabaram por beneficiar da noite inspirada do avançado brasileiro.

Com este triunfo, o Sporting de Braga ascendeu provisoriamente à segunda posição, com os mesmos 43 pontos do FC Porto, que joga no domingo no terreno do Vitória de Setúbal, enquanto o Gil Vicente permanece no sétimo lugar, com 22.

No entanto, as primeiras oportunidades até pertenceram aos gilistas, que antes da partida ficaram impossibilitados de utilizar o lesionado Pedro Moreira, mas acabaram por ser desperdiçadas por André Cunha e Richard, aos 15 e 17 minutos, com remates que acabaram por ser desviados pela defensiva bracarense.

A grande ocasião de golo ocorreu aos 20 minutos, quando Rodrigo Galo, numa assistência primorosa, isolou Hugo Vieira na frente de Quim, que fez valer a sua grande experiência para evitar o golo.

O Gil Vicente tinha acabado de equilibrar a contenda mas foram os forasteiros a adiantarem-se no marcador por Lima, que, aos 25 minutos, respondeu de cabeça a um centro da direita de Hugo Viana.


Os locais reagiram à desvantagem e a entrada de Zé Luís para o lugar do lesionado Luís Manuel deu mais força ao sector ofensivo, e o empate parecia estar perto de acontecer, pouco antes do intervalo.

Júnior Caiçara conseguiu entrar na área, pela esquerda, passar por toda a defensiva e rematar perto do poste direito e, depois, foi Quim que resolveu com os punhos uma situação complicada na sua área.

Já em período de compensação um choque entre Custódio e Adriano Facchini, que na queda foi abalroado por Halisson, deixaram o guardião gilista lesionado.

Na segunda parte, e já com Murta no lugar de Adriano Facchini na baliza do Gil Vicente, os visitantes chegaram ao segundo golo aos 50 minutos, de novo por Lima: Murta desviou para o poste um remate de Hugo Viana e na recarga o avançado brasileiro só teve que encostar.

A equipa de Barcelos lutou sempre, mas aos 61 minutos sofreu novo revés. Cláudio teve uma entrada mais dura sobre Salino e viu o segundo cartão amarelo deixando o Gil Vicente com menos uma unidade.


Aos 66 minutos, surgiu o grande momento do encontro com uma corrida desenfreada de Lima, pela direita, e o remate imparável para o terceiro golo.

Aos 84 minutos, Lima ainda desperdiçou uma oportunidade assinar um quarto golo mas, isolado na área, rematou por cima.

Sporting de Braga FC Porto Gil Vicente Lima Hugo Viana Custódio
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)