Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

BRUNO 'VALE' MAIS QUE BAÍA

Se dúvidas ainda houvessem quanto a um possível regresso de Vítor Baía à selecção, Luiz Felipe Scolari dissipou-as ontem. Com a chamada de Bruno Vale, terceiro guarda-redes do FC Porto, para o particular com o Cazaquistão (quarta-feira, em Chaves), o técnico brasileiro deixou bem claro que não conta com o habitual titular da baliza ‘azul-e-branca’.
15 de Agosto de 2003 às 00:00
Scolari explicou que precisa efectuar uma série de observações para saber com quem poderá contar no futuro. “O Bruno Vale pode não ser muito conhecido, mas já tem 37 internacionalizações e é conhecido do nosso treinador de guarda-redes. É um atleta com grande futuro e que tem agora possibilidades para ser observado”, disse o técnico que também não convocou o guardião bracarense Quim.
As ausências repetidas de Baía das convocatórias já motivaram algumas trocas de 'recados' entre os responsáveis portistas e Scolari, mas ontem a chamada de Bruno Vale foi recebida em silêncio nas Antas.
Cristiano Ronaldo estreia-se
A outra grande novidade na convocatória para o embate com o Cazaquistão é a chamada de Cristiano Ronaldo, que ontem já treinou com o plantel do Manchester United. Rejeitando a ideia de que a presença do jovem avançado esteja ligada à sua transferência para o Manchester, Scolari explicou que não o convocou mais cedo por falta de uma oportunidade e reforçou a ideia de que até Dezembro haverá idas e vindas de alguns jogadores entre a equipasub-21 e os ‘AA’.
“Para os jogos contra a Espanha e a Noruega já estão cedidos à selecção sub-21 vários jogadores – Bruno Vale, Cristiano Ronaldo, Tiago e Hugo Viana –, e não poderei observá-los. Essa era a oportunidade que tinha para o Ronaldo. Espero que continue a ter o bom rendimento que evidenciou no Sporting e que fazem dele um jogador com enorme talento”, disse.
Esta convocatória apanhou de surpresa a nova coqueluche do Manchester, que espera agora corresponder às palavras elogiosas de Scolari: "Não estava à espera de ser chamado”.
Estou muito feliz e orgulhoso. Penso que o mister tem acompanhado as selecções mais jovens e o que ele disse deixa-me contente. Fui chamado à selecção principal e quero corresponder da melhor maneira, mas estou disponível tanto para os sub-21 como para os AA”.
A finalizar, Scolari explicou que contava com Tiago para o particular da próxima quarta-feira, mas os problemas físicos do médio benfiquista acabaram por levá-lo a fazer uma convocatória de 18 jogadores.
Convocados: Ricardo e Bruno Vale; Miguel, Nuno Valente, Fernando Couto, Jorge Andrade, Meira e Rui Jorge; Costinha, Rui Costa, Deco, Maniche, Hugo Viana, Simão e Figo; Ronaldo, Pauleta e Postiga.
PERFIL
Nome: Bruno
Miguel Esteves do Vale
Idade: 20 anos (08.04.1983)
Naturalidade:Mafamude
Altura: 1,93m
Peso: 84kg
Posição: Guarda-redes
Bruno Vale, terceiro guarda-redes do FC Porto, é uma presença habitual nas selecções jovens. Tem um total de 37 internacionalizações (14 pelos Juniores B, 13 pelos Juniores A e 10 pelos ‘esperanças’) e participou recentemente nos torneios de Odivelas (sub-23) e de Toulon (sub-20), provas onde foi titular indiscutível. Nas duas últimas épocas foi titularíssimo na equipa B dos ‘dragões’ e este ano foi ‘promovido’ por José Mourinho.
Ver comentários