Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Campeão Alonso já rola no R-26

Fernando Alonso sentou-se ontem, pela primeira vez, aos comandos da remodelada ‘arma’ com que vai atacar novamente o título de campeão do Mundo de Fórmula 1: o R-26.
13 de Janeiro de 2006 às 00:00
Campeão Alonso já rola no R-26
Campeão Alonso já rola no R-26 FOTO: d.r.
A Renault não se mostra para brincadeiras na maneira de encarar a próxima temporada e começou no início desta semana os habituais testes no traçado espanhol de Jerez de la Frontera. E todos os olhares e objectivas das máquinas fotográficas não largaram, por um minuto, o bólide com que Alonso vai tentar bater, novamente, os principais rivais na pista: os monolugares da Mclaren Mercedes e da Ferrari.
Uma das principais mudanças visíveis no bólide são as entradas de ar bem mais pequenas que as de 2005, não só as laterais, assim como a que se posiciona por cima da cabeça do piloto. É que estes motores são de oito cilindros em ‘V’, em vez dos de 10 do ano passado, pelo que não necessitam de tanta refrigeração.
O R-26 tem agora uma potência de 700 cavalos mas, durante a temporada, poderá chegar aos 750. A olho nu, este Renault mostra-se um carro mais aerodinâmico e esguio em termos de linhas. Na traseira, o ‘aileron’ é mais baixo e bastante curvado na zona central, enquanto o frontal mantém-se inalterável em relação ao R-25. E tudo isto torna-o mais leve.
LA ROSA O MAIS RÁPIDO
A Renault tem-se mostrado, contudo, cautelosa nestes primeiros dias de testes. Ontem, na estreia, Alonso não foi além do 4.º lugar final, terminando o dia com a marca de 1.18,706 minutos, a 1,974 segundos da mais rápida, obtida por Pedro de la Rosa num McLaren Mercedes, bem como pelo brasileiro Rubens Barrichello, agora num Honda – abandonou a Ferrari no final da época passada. Os dois pilotos terminaram o dia com o mesmo registo (1.16,732 minutos).
Enquanto Michael Schumacher e Felipe Massa foram esquiar para Itália, os testes da Ferrari ficaram entregues a Marc Gene que, em Jerez, obteve o terceiro melhor tempo, em 1.18,566.
SCHUMACHER FOI ESQUIAR
Michael Schumacher foi ontem esquiar para a estância de Inverno de Madonna di Campaglio, em Itália, desta vez na companhia do seu novo colega de equipa, o brasileiro Felipe Massa.
Os responsáveis da estância decidiram mesmo dar o nome do piloto alemão a uma das pistas. Entretanto, ‘Schumi’ disse que Rossi, campeão de MotoGP, tem capacidades para estar na F1.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)