Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Campeões em Abril

Bayern Munique foi o primeiro a fazer a festa, mas outros emblemas já têm faixas encomendadas: quatro principais campeonatos do ‘Velho Continente’ praticamente entregues.
12 de Abril de 2013 às 14:20

As quatro principais ligas europeias de futebol – Espanha, Inglaterra, Alemanha e Itália – chegam este ano a meados de abril, ou seja, mais de um mês antes do final da época, com os respetivos títulos entregues, de forma real ou projetada.

Na Bundesliga (campeonato germânico) esta já é, de resto, uma questão fechada. O Bayern Munique sagrou-se campeão no passado fim de semana, após ganhar ao Eintracht Frankfurt (1-0), a seis jornadas do final da competição.

Nas restantes ligas em apreço, a entrega antecipada das faixas pode até durar mais algumas semanas, mas os avanços dos respetivos líderes são tão claros que só algum golpe de teatro (nada previsível tendo em conta o que se tem visto) evitará proclamações antecipadas. Manchester United, em Inglaterra, Barcelona, em Espanha, e Juventus, em Itália, com maior ou menor vantagem sobre os segundos classificados, serão os próximos a fazer festa. Os ‘bianconeros’ de Turim, para já, são os que estão em ‘maior aperto’, pois ‘apenas’ têm nove pontos de avanço sobre o perseguidor, o Nápoles. Na realidade são dez, porque ambas as equipas já se defrontaram duas vezes na Liga e a vantagem é da Juve: uma vitória e um empate.

Este é um sintoma de que os gigantes do futebol estão cada vez mais fortes. Com prejuízo da emoção e da competitividade.

liga europeia bayern munique bundesliga espanha inglaterra alemanha itália
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)