Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Capitães: Nuno Gomes fecha ciclo

Nuno Gomes anunciou no início da semana que vai deixar o Benfica no final desta época, embora tenha no horizonte continuar a jogar futebol. Fecha-se um ciclo no clube mas também no futebol português, pois ainda há poucos meses os capitães de Sporting e FC Porto, João Moutinho e Bruno Alves, abandonaram as equipas que capitaneavam.
23 de Outubro de 2010 às 00:00
Nuno Gomes, Benfica, Capitão
Nuno Gomes, Benfica, Capitão FOTO: Vitor Chi/Record

O ponta-de-lança do Benfica, de 34 anos, vai assim pôr termo a uma ligação de 12 anos ao clube da Luz, interrompida por duas temporadas em Itália a representar a Fiorentina.

Nuno Gomes sai por entender que ainda pode dar mais ao futebol e deverá rumar a uma liga do Médio Oriente ou aos Estados Unidos, onde a força dos dólares é capaz de mexer com a cabeça de qualquer futebolista.

O internacional português perdeu espaço de manobra na equipa com Jorge Jesus, apesar de ser um dos líderes de balneário e ostentar o símbolo de capitão. Nuno Gomes só jogou oito minutos para a Liga, na derrota do Benfica frente ao Nacional da Madeira, por 2-1, e entrou na parte final do desafio com o Arouca no último fim-de-semana para a Taça de Portugal a tempo de fazer a assistência para o golo de Gaitan.

Nuno Gomes tinha continuadamente aceitado reduzir o salário para continuar no Benfica e nesta altura ganha pouco mais de 50 mil euros por mês, verba, efectivamente, muito distante dos cerca de 150 mil que já auferiu na Luz.

A idade e a contratação de pontas-de-lança ou jogadores com características similares às do internacional – Jara, Gaitan e Éder Luís, este na época passada, sem esquecer Saviola – reduziram-lhe muito o espaço de manobra.

Os ‘casos’ Moutinho e Alves

Bruno Alves e João Moutinho protagonizaram transferências sensacionais no último defeso. Não foi só o factor financeiro que ficou associado às saídas de Alves para a Rússia e de Moutinho para o FC Porto. Houve igualmente um lado sentimental na questão, sobretudo no caso de Moutinho, que era capitão do Sporting e foi para um clube rival. Bruno Alves largou tudo, estatuto inclusive, para aumentar a conta bancária em Sampetersburgo.

Nuno Gomes Benfica Capitão
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)