Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Carlos Sainz já lidera

Parecia que andávamos na montanha-russa, tal a sucessão de saltos ao longo do troço", afirmou o espanhol Carlos Sainz (VW Touareg) depois de ter garantido o melhor tempo no sector selectivo da primeira etapa do Rali Europa Central – percorre um total de 531 km entre Budapeste (Hungria) e Baía Mare (Roménia) –, que começou onde ganhou 41 segundos ao americano Robby Gordon, o qual foi a grande surpresa com o seu enorme buggy Hummer equipado com um potente motor V8 6.0 litros a gasolina. "O Hummer tem um excelente comportamento no mau piso", afirmou o americano.
21 de Abril de 2008 às 00:30
Carlos Sousa admite que poderia ter feito bem melhor do que o quinto lugar
Carlos Sousa admite que poderia ter feito bem melhor do que o quinto lugar FOTO: direitos reservados

Peterhansel foi o melhor dos pilotos da Mitsubishi, garantindo o quarto lugar, atrás do VW Race Touareg de De Villiers. Ao nível dos pilotos nacionais, destaque para o quinto lugar de Carlos Sousa, que ganhou 33 segundos a Dieter Depping, o novo recruta da VW que no campo teórico tinha a vantagem de ser um ex-piloto de ralis, logo mais à vontade em troços técnicos e rápidos.

Entre os pilotos de maior nomeada, Mark Miller foi a primeira baixa, desistindo após um aparatoso capotanço.

Nuno e Francisco Inocêncio terminaram a etapa no 25.º e 28.º lugares da geral com os Mitsubishi Pajero DiD, enquanto que Leal dos Santos garantiu o 34.º com o BMW X5.

No que respeita à competição das motos, a equipa Lagos Sport começou o Rali da Europa Central com o pé esquerdo: Ruben Faria partiu o motor da sua Honda ao fim de 7 km e Hélder Rodrigues adoptou "um ritmo muito lento, que me fez atrasar bastante", como admitiu o piloto que perdeu 9m11s para Mark Coma, que venceu com uma KTM. "É uma grande desilusão, o motor partir no sétimo quilómetro da especial. Não é normal. Vou substituí-lo, mas não me livro de uma penalização e de ficar bem longe dos lugares que ambicionava. Estou triste. Parece que o n.º 13 não me deu mesmo sorte nenhuma," confidenciou o Ruben Faria, que hoje deve ser o último motard a partir para esta prova organizada pela TSO.

Paulo Cardoso e João Rosa são para já os motards nacionais mais bem classificados, ocupando os 15.º e 19.º lugares da geral.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)