Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

CARLOS SOUSA VENCE PRÓLOGO

Carlos Sousa garantiu a vitória no Prólogo para o Rali do Oriente, antepenúltima prova da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno que se iniciou ontem na região da Capadocia, no coração da Turquia.
11 de Agosto de 2003 às 00:00
Carlos Sousa teve um início prometedor no Rali Oriente
Carlos Sousa teve um início prometedor no Rali Oriente FOTO: Direitos Reservados
O Rali será marcado pelo duelo entre Carlos Sousa e Jean-Louis Schlesser já que a prova pode marcar a evolução deste campeonato, apesar de até ao final da temporada ainda estarem agendados os ralis da Argentina e do Dubai. Caso Carlos Sousa consiga chegar à vitória, dilatará a sua vantagem na classificação da Taça do Mundo para 21 pontos.
Este duelo onde mais nenhum dos participantes parece em condições de se poder imiscuir - já que nem a Nissan nem os BMW X5 da Xraid se deslocaram à Turquia - irá certamente marcar uma prova que percorre a região da Capadocia, num percurso de seis etapas com 3000 km de extensão, 1600 km do quais disputados ao cronómetro.
O traçado é uma incógnita já que é a primeira vez que se disputa o rali do Oriente, prova que veio substituir o antigo Master Rallye. No entanto, René Metge, o ex-vencedor do 'Dakar' que está à frente da organização, admite que 'o percurso será muito variado, alterando de características ao longo de cada etapa.
Depois dos problemas causados pelo sobreaquecimento dos travões que condicionaram o andamento de Carlos Sousa na Baja de Espanha, “todo o sistema de travagem foi alterado”, como nos admitiu o campeão europeu de bajas. “Todas as tubagens foram alteradas e o sistema de refrigeração melhorado”, o que deixou Carlos Sousa muito optimista à partida para o rali do Oriente, uma prova onde, como admite René Metge, o ex-vencedor do 'Dakar' que está à frente da organização,“'a prova exige muita condução, tendo algumas zonas rápidas que terminam em sequências de curvas apertadas”.
Terminado o Prólogo, todas as atenções se centram na primeira etapa que se disputa amanhã. Serão cerca de 420 km, com partida e chegada em Urgup, ao longo dos quais serão percorridos perto de 243 km disputados ao cronómetro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)