Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Checo com cobertura

Foi um desfecho apropriado: Tomas Berdych, o único de dois jogadores (juntamente com Dominik Hrbaty) a derrotar Roger Federer e Rafael Nadal nos últimos dois anos, sagrou-se vencedor do milionário evento de Paris-Bercy, o único torneio Masters Series de 2005 que não foi ganho pelo campeoníssimo suíço ou pelo prodígio espanhol.
7 de Novembro de 2005 às 00:00
Berdych bateu de forma surpreendente Ljubicic, com alguma sorte à mistura
Berdych bateu de forma surpreendente Ljubicic, com alguma sorte à mistura FOTO: Oliver Weiken, Epa
Federer e Nadal repartiram equatitativamente entre si os oito primeiros Masters Series, mas tiveram de abdicar da participação em Paris devido a lesões. Berdych aproveitou para confirmar o enorme potencial com que vem sendo rotulado, derrotando o croata Ivan Ljubicic por 6-3, 6-4, 3-6, 4-6 e 6-4 ao cabo de um duelo de 3h05m que lhe valeu 380 mil euros.
E também foi apropriado que fosse Marat Safin a entregar o troféu que não pôde defender (vencedor em 2000, 2002 e 2004, está lesionado). É que o jovem checo, de 20 anos, tem sido muitas vezes comparado a Safin ao longo de uma semana em que derrotou vários protagonistas do circuito (Novak, Coria, Ferrero, Gaudio, Stepanek) até à vitória final sobre Ljubicic; tal como o colosso russo, Berdych é extremamente possante no fundo do court e não perde a oportunidade de ir conquistar o ponto à rede.
Mas existe uma diferença. Safin é um diletante e um ‘bon vivant’ que fez jus à sua reputação de playboy ao surgir nos bastidores com várias louras de 1m80; Berdych só tem olhos para a namorada – Lucie Safarova, que é a campeã do Estoril Open.
Estiveram juntos no Jamor; Tomas perdeu na ronda inaugural, enquanto a bonita Lucie venceu. “Quero voltar para o ano”, confessou Safarova, enquanto Tomas, atordoado pelo êxito, apenas balbuciou “na mesma semana há dois torneios, tenho de pensar qual vou escolher”. Espera-se que a namorada o influencie a viajar até Portugal, mas uma coisa é certa: a organização vai ter de desembolsar um cachet bem inflacionado após o seu sucesso em Paris...
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)