Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Cheiro a Dacar nas verificações em Belém

Já ‘cheira’ a Dacar. Os motores ‘roncaram’ ontem pela primeira vez na zona do Centro Cultural de Belém, naquele que foi o primeiro dos três dias dedicados à parte burocrática e verificação de todos os veículos da caravana, que, no sábado, parte em mais uma aventura, rumo ao Senegal e ao tão aguardado Lago Rosa.
4 de Janeiro de 2007 às 00:00
Cheiro a Dacar nas verificações em Belém
Cheiro a Dacar nas verificações em Belém FOTO: Pedro Catarino
Automóveis, motas e camiões fizeram as delícias dos milhares de portugueses e também dos muitos estrangeiros que ontem se deslocaram a Belém para ver algumas das máquinas que vão percorrer o deserto africano. A curiosidade era muita, mas o contacto com a caravana é algo limitado, por razões de segurança. Os adeptos do TT só podem ver veículos e pilotos no trajecto entre a zona das verificações e o parque fechado. Mesmo assim, o barulho dos motores e das buzinas fez as delícias dos amantes da modalidade.
Elisabete Jacinto foi a primeira a dar início às habituais verificações logo pelas 08h00. Duas horas depois e após um longo processo, o camião da piloto portuguesa chegou finalmente ao parque fechado, de onde só sairá na manhã de sábado, rumo a Portimão, onde termina a primeira etapa do Lisboa-Dacar. “Com as minhas capacidades de condução e com o camião que tenho este ano, acho que posso fazer uma classificação razoável. É preciso começar à defesa, com cautela, para não desgastar o veículo e podermos chegar ao fim”, afirmou Elisabete Jacinto. A pouco e pouco, todos os veículos que tinham as verificações agendadas para ontem foram entrando no parque fechado em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, alguns já pela noite dentro.
Hoje prosseguem as verificações, com especial destaque para o piloto português Carlos Sousa, cuja ‘inspecção’ do Volkswagen Touareg 2 terá início por volta das 14h30.
TENSÃO
Mas nem tudo foi pacífico durante as verificações de ontem. As motas dos portugueses José Henriques e Carlos Ala quase não passavam à inspecção de documentos, feita por um zeloso comissário da organização. Isto porque as duas motas são novas – com quinze dias – e ainda não têm o livrete definitivo. Depois de lhe apresentarem os documentos provisórios e válidos em Portugal e na Europa, o ‘inspector’ do Dacar fincou o pé a reafirmou que estes teriam de ser definitivos e originais. Contudo, todo o imbróglio acabou por ficar resolvido após a intervenção de um comissário português. As duas Honda acabaram por passar nas verificações sem qualquer tipo de problemas.
APONTAMENTOS
MOZER VIBRA COM BÓLIDES
Carlos Mozer, o ex-jogador do Benfica, foi uma das muitas pessoas que passaram o dia em Belém a observar as elaboradas máquinas que vão participar nesta edição do Dacar. Fã dos desportos motorizados, Mozer visitou os bólides – em especial o de Adélio Machado – que sábado arrancam de Lisboa rumo à aventura. Local de romaria em Belém é o ‘stand’ do Correio da Manhã, que recebeu as milhares de pessoas com um sorriso e um brinde, para abrir o apetite para a explosão de emoção que será início deste megaevento de todo-o-terreno.
A PAIXÃO DE 2CV DE MARQUES
O apelido pode ser português, mas George Marques é francês e não tem qualquer descendência lusa. O piloto espera chegar a Dacar ao volante do seu Citroën 2cv, especialmente preparado para a prova.
ALLEN TROCA CAMIÃO POR CARRO
O ex-piloto de ralis Marku Allen vai conduzir este ano um jipe da equipa oficial da Isuzu e tem como objectivo terminar entre os 15 primeiros. Recorde-se que em 2006, o finlandês conduziu um camião.
SABY CONDUZ UM FIAT PANDA
Vencedor do Dacar em 1993 aos comandos de um Mitsubishi, o francês Bruno Saby participa este ano ao volante de um ‘frágil’ Fiat Panda, especialmente preparado pela marca italiana para esta prova.
RUBEN FARIA QUER TOP 15
O motard luso Ruben Faria deu nas vistas na sua primeira participação no Dacar, no ano passado: venceu a especial Portimão-Málaga e ficou em 35.º lugar na classificação general. Este ano, o algarvio quer ficar entre os 15 melhores.
BELÉM ACOLHE POLÍTICOS
O ministro da presidência Pedro Silva Pereira vai estar hoje no quartel-general do Dacar 2007. Também o secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Laurentino Dias, vai marcar presença em Belém.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)