Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Cinco jogadores do Sport Clube de Freamunde vivem no estádio

Salários em atraso e rendas por pagar. Atletas ficaram em quartos improvisados.
Sérgio Pereira Cardoso 11 de Janeiro de 2019 às 09:02
Estádio do Freamunde é casa para cinco jogadores do plantel
Bola de futebol
Futebol
Estádio do Freamunde é casa para cinco jogadores do plantel
Bola de futebol
Futebol
Estádio do Freamunde é casa para cinco jogadores do plantel
Bola de futebol
Futebol
Cinco jogadores do Sport Clube de Freamunde estão a dormir em quartos improvisados no estádio do clube do concelho de Paços de Ferreira, que agora milita na Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto.

Em causa, atletas com dois salários e rendas de casa em atraso e relatos de falta de fundos para refeições. O caso foi denunciado por Pedro Barroso, técnico da equipa principal.

"Três deles tiveram de dormir no meu gabinete. Quem deu o pequeno-almoço aos jogadores fui eu", referiu à Marcoense FM o treinador que tem agora preferido manter o silêncio.

O Freamunde está dividido entre SAD e clube (que tem 30% das ações da sociedade). Joaquim Evangelista, do Sindicato de Jogadores, pede aos atletas para não se deixarem instrumentalizar.

"No que depender de nós, não lhes faltará apoio para quarto e alimentação, se o aceitarem", referiu ao CM, repudiando a situação e atribuindo responsabilidades, principalmente, aos dirigentes, mas também a quem gravita à volta dos jogadores.

Na noite desta quinta-feira, decorreu uma reunião decisiva: o plantel está na iminência de deixar de jogar, se não houver solução.

SAD nega despejos por falta de verbas
O CM tentou, sem sucesso, contactar Carlos Carvalho, líder da SAD, e Inácio Sousa, do clube.

Ainda assim, o primeiro já negou publicamente que o despejo resulte da falta de pagamento, mas sim de mau comportamento dos atletas.

PORMENORES 
Problemas até nos sub-19
A falta de verbas chega ao escalão de juniores. Alguns atletas provenientes do estrangeiro, apurou o CM, têm sido ajudados por companheiros portugueses e respetivas famílias.

Recorrência de episódios
A SAD do Freamunde já foi condenada por dívidas salariais a atletas da época 2016/17, perdeu pontos por determinação da UEFA e já deu, este ano, uma falta de comparência.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)