Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Clássico: 700 agentes vigiam adeptos

A Polícia de Segurança Pública pediu esta sexta-feira a colaboração dos adeptos do Sporting e do FC Porto no clássico de sábado para que o dispositivo montado, habitualmente com cerca de 700 elementos, possa garantir condições de segurança.
6 de Janeiro de 2012 às 18:05
PSP monta dispositivo de segurança para Alvalade
PSP monta dispositivo de segurança para Alvalade FOTO: Fransico Paraíso

Segundo o subintendente Costa Ramos, que falava em conferência de imprensa de apresentação da operação de segurança, o encontro no Estádio José Alvalade é considerado de "alto risco", motivo pelo qual foi montando um "dispositivo policial entendido como necessário e adequado às circunstâncias".  

"As portas vão abrir às 18h15 horas, no entanto a PSP começará a montar o policiamento pelas 16h45 horas. Não haverá restrições ao trânsito a não ser em situações pontuais de chegada das equipas e claques", afirmou Costa Ramos.  

Os cerca de 2.500 adeptos do FC Porto oriundos da "cidade Invicta" vão concentrar-se junto ao Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, seguindo depois, em caixa de segurança, para o Estádio José Alvalade, onde será feita a habitual vistoria antes da entrada no recinto desportivo.  

Esta situação levou, no Benfica-Sporting, a uma forte crítica por parte dos dirigentes leoninos pela demora, uma situação que o responsável da PSP compreende.  

"A vistoria não é feita pelos elementos da PSP, mas sim pelos ARD [assistentes de recinto desportivo] que são da responsabilidade do promotor do evento. A PSP, quando muito, ajuda, numa segunda linha, a esta vistoria. Mas se demoraram 30 a 40 segundos por pessoa vejam o que pode demorar uma revista a fazer a três ou quatro mil adeptos", considerou.  

Costa Ramos espera que "seja um jogo e um policiamento pacífico, sem alterações da ordem". "Não há nada melhor para a PSP que as coisas correrem pelo melhor. É para isso que trabalhamos. A rivalidade, se for saudável, é boa e isso não é sinónimo de alterações da ordem. Um jogo de futebol não é uma guerra. A violência não leva a nada", concluiu. 

clássico sporting fc porto psp elementos costa ramos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)