Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Clássico: Jogo de contrastes

Amanhã, no Dragão (20h45), há um jogo de contrastes no clássico entre FC Porto e Sporting, no jogo grande da ronda.
6 de Outubro de 2012 às 15:00
Wolfswinkel defrontou o FC Porto por duas vezes na época passada e ficou em branco, tal como toda a equipa leonina
Wolfswinkel defrontou o FC Porto por duas vezes na época passada e ficou em branco, tal como toda a equipa leonina FOTO: Vítor Mota

São vários os factores em contraponto. Desde logo, o FC Porto tem a melhor defesa da Liga em casa (ainda não sofreu qualquer golo no Dragão em duas partidas) e simultaneamente é a formação que tem mais golos marcados em casa (oito, à média de quatro por jogo, nas vitórias sobre V. Guimarães e Beira-Mar).

Já o Sporting tem estatísticas em tudo inversas fora de casa. O clube de Alvalade é um dos que têm menos golos na Liga na condição de visitante – apenas um, conseguido no empate diante do Marítimo (marcado por Wolfswinkel). Em Guimarães, o Sporting ficou empatado a zero. O ataque dos leões constitui-se, a par de Olhanense, Beira-Mar, V. Guimarães e Gil Vicente, como um dos piores fora de casa.

É nesta relação de forças que FC Porto e Sporting se enfrentam no Dragão. Um registo desequilibrado, embora se saiba que os números não contam antes do apito inicial. Ou melhor, contam os números da classificação. O FC Porto tem mais cinco pontos do que o Sporting (onze contra seis), pelo que as contas são fáceis de fazer. Uma vitória ou um empate deixaria os leões dentro do título, uma derrota afastaria os leões do objectivo, de forma quase definitiva.

EQUIPAS B DEFRONTAM-SE HOJE ÀS 17 HORAS

FC Porto e Sporting têm uma cimeira marcada para este fim--de-semana. Já hoje, as equipas B dos dois clubes defrontam-se em Rio Maior (casa do Sporting), às 17h00, em jogo da 9ª jornada da II Liga.

Ao contrário do que se passa na Liga principal, a equipa B do Sporting tem-se destacado largamente da sua congénere do FC Porto. Os leões, orientados por Oceano Cruz, estão em 2º lugar na II Liga, com 19 pontos, mais 12 do que o FC Porto B, treinado por Rui Gomes, que é 14º entre 22 equipas, com sete pontos em 24 possíveis.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)