Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Começa hoje a 13ª Volta do Futuro

Com cinco etapas e um total de 701,1 quilómetros, principia hoje, em Santiago do Cacém, a 13.ª edição da Volta a Portugal do Futuro, que termina na próxima quinta-feira, véspera do início da grande festa do ciclismo nacional.
31 de Julho de 2005 às 09:02
A PAD/João Lagos Sports decidiu este ano promover, antes da Volta a Portugal, a mais importante corrida da antiga categoria de esperanças, agora designada por sub-23, pelo que iremos ter quinze dias de ciclismo ao mais alto nível.
A primeira etapa liga hoje Santiago do Cacém a Reguengos de Monsaraz, na distância de 158 quilómetros, num percurso praticamente plano.
Amanhã, o ‘pelotão do futuro’ terá outra etapa favorável aos roladores, entre Reguengos de Monsaraz e Elvas, com 144,5 quilómetros.
As maiores dificuldades surgem na terça-feira, na ligação de Estremoz a Marvão, com 121,8 quilómetros, que inclui três contagens de montanha, todas de 2.ª categoria.
Na quarta-feira cumpre-se a etapa Castelo de Vide-Almeirim, com 141,7 quilómetros, novamente propícia aos roladores e com vantagem para os ‘sprinters’.
A Volta a Portugal do Futuro/EDP termina na quinta-feira, com a etapa Almeirim-Oeiras, na distância de 135,1 quilómetros, com duas montanhas de 2.ª categoria.
As etapas disputam-se todas entre as 9h00 e as 12h30, o que poupará os ciclistas ao calor desta época do ano e permitirá, ao mesmo tempo, que a RTP1 realize transmissões directas dos locais de chegada, dando assim mais visibilidade à competição.
Estão inscritos 117 ciclistas em representação das principais equipas nacionais do escalão de sub-23, num total de 16.
O vencedor de 2004, João Cabreira, não participa por ter passado a profissional.
Ver comentários