Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Comissão contra podres do futebol

A FIFA pretende acabar com os males do futebol, como a corrupção, o racismo, o recurso aos tribunais civis, o comportamento dos empresários, o papel das federações, etc. E para tal, o organismo máximo do futebol mundial decidiu criar uma Comissão, denominada ‘Para o bem do Jogo’, para estudar e tentar resolver tudo o que há de mau no desporto-rei.
13 de Setembro de 2005 às 00:00
Joseph Blatter no decorrer do congresso em Marraquexe
Joseph Blatter no decorrer do congresso em Marraquexe FOTO: Karim Selmaoui (Epa)
“Estas ameaças justificam a criação de um grupo de trabalho. Desde há muito que nos preocupamos com o que se tem passado no futebol mundial. Agora vamos analisar tudo para ver qual o melhor caminho a seguir. O mais importante é que a imagem do futebol fique limpa, é esse o nosso principal objectivo”, referiu Joseph Blatter, presidente da FIFA.
Registe-se também que esta Comissão, ‘Para o bem do Jogo’, foi ontem aprovada por 198 votos a favor e apenas um contra.
Também ontem o máximo dirigente da FIFA revelou a sua preocupação para com o futebol africano. Segundo Blatter, cada vez se nota mais o fosso entre os clubes ricos e os pobres. “Os que têm mais dinheiro ficam com tudo o que há de bom no mercado, falo dos clubes europeus. E para piorar a situação, isso provoca também o êxodo dos jogadores africanos”, referiu o presidente Joseph Blatter, ele que ontem revelou os lucros da FIFA no passado ano: 102,3 milhões de euros!
T6IMOR NA LISTA DA FIFA
Entretanto, a Federação de Futebol de Timor-Leste (FFTL) foi ontem finalmente admitida na FIFA. A ex--colónia portuguesa passa a ser o 206.º membro do máximo organismo do futebol mundial, segundo foi ontem anunciado na cidade marroquina de Marraquexe, durante o 55.º congresso ordinário da instituição que dirige o futebol mundial.
Fundada em 2001, a Federação timorense está inscrita na Confederação Asiática de Futebol desde 2002: a FFTL, registe-se, tem filiados 13 000 praticantes num país de 800 000 habitantes.
Na mesma reunião foram admitidas também as Ilhas Comores como o 207.º membro da FIFA.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)