Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Como tremem os matadores

No último fim-de-semana, dois dos avançados com mais responsabilidades do futebol nacional falharam com estrondo na cobrança de grandes penalidades. O holandês van Wolfswinkel terá precipitado a derrota do Sporting, enquanto o colombiano Jackson Martinez ainda foi a tempo de rectificar, mas teve de pedir desculpa aos adeptos do FC Porto.
2 de Março de 2013 às 15:00
Jackson falhou dois, mas continua a ter um registo muito superior ao do seu compatriota Falcão
Jackson falhou dois, mas continua a ter um registo muito superior ao do seu compatriota Falcão

Estes falhanços de jogadores que assumem ser “matadores” no frente-a-frente com os guarda-redes e as balizas confirmam que eles são dos que mais acusam a responsabilidade, tremem quando se trata de lances decisivos.

Tirando excepções de alguns avançados que são especialistas da matéria, como Simão Sabrosa ou Hulk, ambos acima de 90% de eficácia, os jogadores de meio campo e alguns defesas são mais fiáveis na transformação de penaltis. Falham menos, em menos tentativas. Os médios porque são mais cerebrais e tecnicistas, e alguns defesas, porque são mais focados e difíceis de perturbar. Na Liga actual, os exemplos são evidentes: Steven Vitória e Cláudio, dois defesas centrais, e David Simão e Manuel José, dois médios de ataque, somam 17 penaltis sem qualquer falha.

Na lista do desperdício predominam avançados, homens-golo, matadores, a quem a responsabilidade máxima atrapalha bastante. Van Wolfswinkel falhou 3, Jackson 2 à frente de uma série de atiradores de elite: Rodrigo, Baldé, Toscano, Saleiro. E nas outras provas, Cardozo, Lima, Meyong.

O peso da responsabilidade e a falta de confiança são as únicas razões plausíveis para o erro. Como explicou o treinador Jesualdo Ferreira, não há nenhuma razão para a sequência dramática de falhas de van Wolfswinkel, que tinha chegado a Portugal rotulado de especialista da matéria.

Ler mais informação na edição impressa do Caderno Sport que acompanha o jornal 'Correio da Manhã'.

futebol liga jogadores avançados jogo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)