Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Compras de Janeiro a cargo de Freitas

Carlos Freitas anunciou a demissão do cargo de administrador da Sporting SAD, mas ao que o CM apurou, continua a ser-lhe confiado o dossiê dos reforços que os leões querem para o mercado de Janeiro. Freitas será, ainda, o rosto mais próximo do plantel entre os administradores da SAD, até cessar funções, no dia 28 de Fevereiro.
9 de Janeiro de 2008 às 00:00
Com Freitas a liderar o processo das contratações, o Sporting assegura uma transição mais serena para um novo modelo da SAD, que está a ser estudado, embora fontes da sociedade assegurassem ao CM que nada está ainda definido relativamente à entrada de um gestor de activos, ou de um director desportivo.
Carlos Freitas continuará a trabalhar em estreita colaboração com Ribeiro Teles, vice-presidente para o futebol, com o treinador Paulo Bento e Pedro Barbosa, director para o futebol. Mas será Carlos Freitas a assumir a maior responsabilidade nesta matéria.
Paulo Bento lamentou ontem a saída de Carlos Freitas. “Deixa-nos mais frágeis, porque é uma pessoa competente, fez um bom trabalho e esteve ligado a todas as conquistas deste clube desde 1999. Lamento, fico triste com a saída. Gostaria que continuasse para que, juntos, pudéssemos ter mais sucesso. Não foi essa a sua decisão e também a compreendo. O que vem a seguir? A administração vai resolver”, disse o técnico, despreocupado com a possibilidade de ficar mais desprotegido e passar a ser ele o alvo de todas as críticas, se a equipa continuar a ter maus resultados. “Não me preocupo se vou ser mais ou menos criticado, porque, num momento que não é fácil, as críticas também têm sido dirigidas ao treinador.”
Paulo Bento concorda ainda com a leitura de Freitas, de que havia um excessivo enfoque no administrador quando os resultados da equipa eram maus. “Acho que, em muitos momentos, foram injustos com ele. É um facto que lhe foram atribuídas muitas coisas negativas e que houve um exacerbar dessas situações. Nos aspectos positivos não lhe era dado o devido mérito.”
Paulo Bento negou ainda que tivesse colocado o lugar à disposição, em solidariedade com Freitas. “Não. Se fosse por uma questão colectiva e que tivesse a ver com os resultados e forma da equipa... Tem a ver com uma decisão pessoal e ninguém fez o que quer que fosse para que a tomasse”, explicou.
O DIRIGENTE QUE RECEBEU 86 MIL EUROS
Carlos Freitas esteve sempre longe de reunir consensos em Alvalade, sobretudo entre os adeptos. Ainda recentemente, membros afectos à Juventude Leonina dirigiram cânticos insultuosos ao administrador, durante o jogo com o Louletano, para a Taça de Portugal, a 8 de Dezembro. O facto de não ser um sportinguista de origem, aliado a ter recebido um prémio de produtividade de 86 mil euros e de pouco sucesso ter tido a intervir no mercado de Verão – só Izmailov e Vukcevic têm justificado a aposta num contingente de oito atletas contratados – geraram críticas entre os adeptos, que vêem nele um dos responsáveis pela má época.
STOJOVIC VAI SER TITULAR
Rui Patrício ficou de fora dos convocados para o jogo desta noite, frente ao Vitória de Setúbal, referente à Taça da Liga, com Paulo Bento a ceder a baliza leonina a Stojkovic. O internacional sérvio não jogava desde 4 de Novembro, quando o Sporting recebeu e goleou a Naval, por 4-1.
O montenegrino Simon Vukcevic foi reintegrado na véspera da deslocação ao Bonfim e foi convocado.
No onze, são de prever algumas alterações, sendo certo que na esquerda não estará Ronny, que tal como Rui Patrício, não foi convocado pelo técnico Paulo Bento. Marian Had deverá aparecer no lugar do brasileiro a fechar a faixa esquerda. João Moutinho poderá ser o número 10, relegando Romagnoli para o banco de suplentes.
SADINO MATHEUS CONFIANTE
A única novidade na convocatória do V. Setúbal para o embate de hoje, 21h15, com o Sporting, prende-se com o regresso, por opção, do lateral esquerdo Jorginho em detrimento de Bruno Ribeiro.
À excepção do central Leo Bonfim (lesionado), o treinador Carlos Carvalhal tem todos os atletas à disposição para a partida referente à primeira jornada da fase de grupo da Taça da Liga. Matheus, que apontou quatro dos oito golos da equipa na prova, frisa a importância da equipa se estrear da melhor forma na fase actual da competição. “Vamos procurar um resultado positivo. É nosso objectivo estar na final e, quem sabe, conseguirmos o título”, disse.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)