Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Concentração será na Suécia

A concentração dos jogadores da Selecção Nacional convocados para os jogos com a Dinamarca e a Hungria, a realizar dias 5 e 9 de Setembro, vai acontecer em Varberg, na Suécia – cerca das 13h00 de dia 31 de Agosto, uma segunda-feira – e não em Lisboa, como sempre foi hábito. Partindo de vários pontos da Europa (das cidades onde jogam), os eleitos de Carlos Queiroz vão viajar directamente para Gotemburgo, ainda que boa parte deles o faça via Frankfurt, cidade alemã que servirá de ponto de encontro para muitos dos escolhidos.
20 de Agosto de 2009 às 00:30
Pela primeira vez na sua história, a concentração da Selecção acontece no local de destino e não na cidade de partida, habitualmente Lisboa (ou arredores).
Pela primeira vez na sua história, a concentração da Selecção acontece no local de destino e não na cidade de partida, habitualmente Lisboa (ou arredores).

Mesmo os jogadores do Porto ou do norte do País não viajam por Lisboa: seguem directamente para Frankfurt e daí para Gotemburgo. Desta cidade sueca, os jogadores partem depois por estrada (haverá apoio local nos transportes personalizados) para Varberg, a cerca de 260 quilómetros, localidade onde decorrerá o estágio até dia 3 de Setembro, antevéspera do jogo com a Dinamarca, em Copenhaga.

A finalidade desta nova prática é "agilizar o processo de concentração dos jogadores", explicou ao CM Carlos Godinho, director desportivo da FPF. "Deste modo ganha-se tempo e evita-se maior desgaste com viagens. Assim há jogadores que evitam viajar para sul para, horas mais tarde, fazerem um trajecto semelhante para norte", referiu o mesmo responsável.

Ao almoço de segunda-feira, a comitiva já está toda reunida e concentrada no local de chegada, o que antes não acontecia. Havia sempre ‘retardados’ devido a dificuldades de ligações e só ao final do dia a equipa estava reunida.

O BENFICA JÁ POR AQUI ANDOU

Em Varberg, pequena cidade costeira do sul da Suécia com 26 mil habitantes, a Selecção Nacional fica instalada no sumptuoso Comwell Kurort Hotel – local da concentração. Trata-se de uma unidade hoteleira com todas as comodidades próprias para uma equipa de futebol, pois tem alas separadas, ginásio, piscinas e spa. Nas imediações há campos de futebol e equipamentos desportivos onde Carlos Queiroz vai dar os treinos.

Varberg fica na zona escolhida pelo Benfica, no início dos anos 90, para efectuar estágios de início de temporada. A descoberta partiu de alguém que conhecia bem a tranquilidade do local: o técnico Eriksson.

APONTAMENTOS

RETIRAR PRESSÃO

Outro objectivo do novo plano de concentração, apurou o CM, é retirar pressão aos jogadores numa fase crítica do apuramento. Assim evitam-se entrevistas curtas e directos televisivos na chegada ao estágio.

LOGÍSTICA APURADA

Uma operação destas requer, por parte dos serviços da FPF, uma logística bastante superior, pois obriga a definir vários planos de viagem, enviados aos atletas – para diferentes pontos de partida –, em vez de apenas um.

MEIO-DIA DE AVANÇO

Evitando a espera dos jogadores das Ligas estrangeiras em Lisboa, a Selecção Nacional ganha sensivelmente meio-dia de trabalho.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)