Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Confirmados dois casos positivos de doping nos Mundiais de Atletismo

A Associação Internacional de Atletismo (IAAF) anunciou esta sexta-feira a detecção de dois controlos antidoping positivos, um dos quais o da portuguesa Sara Moreira, num total de 468 realizados durante os Mundiais que decorreram em Daegu.
4 de Novembro de 2011 às 13:17
Sara Moreira acusou a utilização de um estimulante no controlo antidoping
Sara Moreira acusou a utilização de um estimulante no controlo antidoping FOTO: Lusa

Em comunicado, o organismo indica que dos 468 controlos realizados, dos quais 427 em competição, "apenas dois atletas acusaram resultados anormais, revelando a presença de metilhexaneamina e de um estimulante proibido". 
 
Segundo a IAAF, os resultados da portuguesa Sara Moreira e do velocista sul-coreano Hee-Nam Lim "foram confirmados pela contra-análise" e levaram "à suspensão provisória dos atletas, de acordo com os regulamentos".  

Além dos testes de urina, foram recolhidas um total de 1849 amostras de sangue, no âmbito do programa de desenvolvimento do Passaporte Biológico do Atletas, que permite avaliar a evolução dos parâmetros sanguíneos e castigar atletas por prática de doping.  

Sara Moreira, que terminou a prova dos 3 000 obstáculos no 12.º lugar, acusou a utilização de um estimulante num controlo antidoping, tendo afirmando que o resultado se deveu à ingestão de um suplemento alimentar.  

A 13.ª edição dos Mundiais de atletismo decorreu entre 27 de Agosto e 04 de Setembro em Daegu, na Coreia do Sul.

sara moreira atletismo mundiais doping
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)