Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Conquista da Champions na mente de Adriaanse

Co Adriaanse, técnico do FC Porto, acredita que pode repetir esta época o feito de José Mourinho em 2003/04 e conquistar a Liga dos Campeões. Esta convicção do treinador holandês foi transmitida ontem, em Glasgow, na conferência de Imprensa de lançamento do jogo de hoje (19h45) com os Rangers, que marca a estreia portista na ‘Champions’.
13 de Setembro de 2005 às 00:00
Co Adriaanse teceu elogios a Mourinho e mostrou-se confiante para uma boa campanha na Champions
Co Adriaanse teceu elogios a Mourinho e mostrou-se confiante para uma boa campanha na Champions FOTO: António Simões
“É possível voltar a vencer a prova? Acredito que sim. No Euro’2004 ninguém apostava na Grécia e nesse ano também ninguém acreditava que o FC Porto vencesse a Liga dos Campeões. Mas ganhou, pois tinha grandes jogadores e uma grande equipa, além de um treinador fantástico, talvez o melhor do mundo. Eu estou cá para isso, para formar uma equipa colectivamente forte”, afirmou Co Adriaanse.
Para o jogo com os escoceses, o técnico portista deverá proceder a alterações na equipa e é provável que Hugo Almeida renda Sokota na frente. O FC Porto quer começar a competição com uma vitória e a entrada do avançado português poderá dar maior poderio físico ao ataque e outros argumentos no jogo aéreo, uma das armas do Rangers. “Ainda não escolhi a equipa. No ataque pode entrar o Sokota ou o Hugo Almeida ou então até pode haver uma surpresa”, sublinhou o técnico, revelando não ter esquecido McCarthy, quando questionado sobre quem actuaria no lugar no avançado sul-africano: “Não há lugar do McCarthy, pois desde que sou treinador do FC Porto ele ainda não jogou a titular (em jogos oficiais). Há só o lugar do número nove”.
Apesar de transmitir confiança e de não se desviar um centímetro do objectivo que é a vitória, até pelos resultados positivos alcançados na liga portuguesa, certo é que Adriaanse não espera facilidades em Glasgow: “Vai ser muito difícil, pois jogar no estádio do Rangers não é fácil. Têm um ambiente fantástico e apoiam a sua equipa do primeiro ao último minuto. Mas viemos para ganhar e vamos jogar para isso. Temos bons jogadores e estamos a melhorar de jogo para jogo e, por isso, acredito que podemos sair daqui com um bom resultado”, referiu, antes de tecer a sua análise sobre o adversário: “Vi muitos DVD deles e sei como jogam. Têm bons jogadores, como o Prso, o Rieksen e o guarda-redes Waterreus. Vão entrar ao ataque e contar com o apoio incondicional dos adeptos, como é típico dos escoceses. Mas estamos preparados”.
EMANUEL E PRSO
Pedro Emanuel vai travar com o avançado Prso um duelo interessante, reeditando a final da Liga dos Campeões 2003/04, quando o FC Porto venceu o Mónaco por 3-0. “Já o conheço bem e todos os jogadores da nossa defesa também. Mas este é um jogo diferente e uma equipa com um estilo de jogo diferente”, explica.
O ‘capitão’ portista aproveitou ainda a ocasião para desvalorizar as críticas que têm sido feitas à defesa dos ‘dragões’, considerada o sector mais fraco da equipa: “Desde que ganhemos os jogos, isso não me importa. Até podem dizer que sou o pior em campo. Quero é que o FC Porto ganhe. A defesa está a trabalhar e de certeza que vai melhorar”.
Do lado do Glasgow Ramgers, o treinador Alex McLeish não poupou elogios aos portistas: “É uma das melhores equipas da Europa. Lucho e Diego são fantásticos e temos de ter cuidado com eles”, afirmou.
APONTAMENTOS
RANGERS MAL
A campanha do Glasgow Rangers no campeonato escocês está a revelar-se uma verdadeira desilusão até ao momento, com a equipa já a oito pontos do primeiro classificado, o Hearts. Refira-se que no Hearts jogam o ex-portista Jankauskas e o ex-benfiquista Fyssas.
TREINO LEVE
O FC Porto realizou ontem ao final da tarde o habitual treino de adaptação ao relvado e à iluminação. Uma sessão leve, marcada por muita troca de bola e trabalho de finalização com remates à baliza. Parece ser essa a receita de Adriaanse para derrotar o Rangers.
JANKAUSKAS
O avançado lituano Jankauskas, que jogou duas épocas no FC Porto, estará hoje no Ibrox Park a assistir ao encontro. O jogador lituano actua no Hearts, clube da cidade de Edimburgo, a 60 quilómetros de Glasgow, e terá a oportunidade de rever alguns companheiros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)