Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

"Crescemos mais do que esperava”

Jorge Jesus, treinador do Benfica, exige que a equipa adopte “ritmo alto” no jogo de hoje com o Marítimo. E pede aos adeptos para encherem a Luz.
16 de Agosto de 2009 às 00:30
Jorge Jesus, 55 anos, estreia-se esta noite no comando técnico do Benfica em jogos oficiais. O ex-treinador do Sp. Braga quer casa cheia para ajudar a equipa a alcançar os três pontos na primeira jornada da Liga
Jorge Jesus, 55 anos, estreia-se esta noite no comando técnico do Benfica em jogos oficiais. O ex-treinador do Sp. Braga quer casa cheia para ajudar a equipa a alcançar os três pontos na primeira jornada da Liga FOTO: Bruno Colaço

– A equipa está preparada para o arranque da Liga?

Jorge Jesus – Sim. Penso que no curto espaço de tempo em que temos vindo a trabalhar crescemos mais do que eu esperava. A equipa adquiriu processos que eu não pensava ser possível em tão pouco tempo. Mas ainda temos de melhorar porque há vários factores que nós defendemos que ainda não estão a cem por cento, embora isso não seja só o Benfica, são todas as equipas.

– Houve algum jogador que o tivesse surpreendido mais?

– Toda a equipa me surpreendeu pela positiva, mas penso que Aimar foi o que me surpreendeu mais. Mas sabia que tem características que lhe permitem estar a jogar assim.

– Que Benfica espera frente ao Marítimo?

– O Benfica é favorito mas temos que o demonstrar no campo e para isso temos de jogar num ritmo alto e espero que os adeptos encham o estádio. Os jogadores do Benfica querem começar o campeonato bem e dar uma resposta ao nível do que temos vindo a fazer. É importante jogar ao nível do que fizemos com o Milan. Se o fizermos estaremos mais perto de vencer. Nós vamos evoluir e acredito que neste que será o 11º jogo da época a equipa possa estar ainda melhor do que frente ao Milan.

– Este jogo terá um grau de dificuldade maior?

– Sabemos que será um jogo muito mais difícil porque o Marítimo é uma equipa tacticamente mais forte e vai reduzir espaços e de certeza que vamos ter mais dificuldades do que em alguns jogos da pré--época. Mas estamos preparados para estas dificuldades e amanhã [hoje] vamos ver se se confirmam as minhas expectativas

– A lesão de Ramires preocupa-o?

– Não é grave, teremos de resolver. Temos qualidade e um plantel que dá respostas. Foi por isso que fizemos um plantel que desse todas as garantias para suprir as dificuldades. Acreditamos nos jogadores que temos à disposição.

– Carlos Martins vai ocupar o lugar que seria de Ramires no lado direito do meio-campo?

– O Carlos Martins é uma das hipóteses. Tem vindo a funcionar aí, tem dado boas respostas quer na posição 10 ou na 7, por isso acreditamos nele.

– Luisão ainda pode sair do Benfica. Vai ser titular?

– Para mim está decidido. Desde que o tenha e o possa convocar, o Luisão está com o grupo. Está convocado e vai jogar, mesmo sabendo que no futebol as coisas mudam todos os dias.

QUIM CANDIDATO FIRME A SER TITULAR NA BALIZA DOS ENCARNADOS

A titularidade na baliza do Benfica permanece em discussão entre Quim e Moreira (e Júlio César está à espreita...), mas esta noite Jorge Jesus deve apostar na maior experiência do primeiro. A boa partida efectuada por Quim frente ao Milan, na qual defendeu quatro grandes penalidades no desempate que decidiu o jogo, terá sido determinante. No entanto, o treinador do Benfica não abre o jogo. "O Quim fez um bom jogo a semana passada. Pode ser ele a jogar, mas há a possibilidade de qualquer um deles jogar", afirmou Jesus.

Outra dúvida é o lado esquerdo da defesa. Se Shaffer for titular, David Luiz deve fazer dupla com Luisão no eixo central. Mas se Jesus apostar em David Luiz na esquerda, Sidnei entra para o onze. E há ainda a possibilidade de David Luiz jogar à direita, Luisão e Sidnei no meio e Shaffer à esquerda. Ruben Amorrim não seria assim lateral-direito e poderia ser opção para a ala direita em vez de Carlos Martins.

CARLOS MARTINS DEVE SER TITULAR

Carlos Martins deve ser hoje titular do Benfica no lado direito do meio-campo frente ao Marítimo rendendo o brasileiro Ramires, que falha a primeira jornada da Liga devido a lesão.

Ramires lesionou-se ao serviço da selecção brasileira e fica de fora na estreia da equipa em jogos oficiais esta época.

A principal novidade na lista de 19 jogadores convocados é o esquerdino César Peixoto, que foi contratado ao Sp. Braga no início da semana e já entrou nas escolhas de Jorge Jesus.

Além de Ramires, e também por lesão, ficaram de fora Maxi Pereira, a recuperar de intervenção cirúrgica ao joelho direito, e Mantorras.

De fora dos convocados por opção técnica de Jorge Jesus ficaram Júlio César, Patric, Urreta, Miguel Vítor e Luís Filipe.

A partida do Estádio da Luz vai ter arbitragem de Artur Soares Dias (AF Porto).

CURIOSIDADES

CASA CHEIA

O Estádio da Luz deve registar casa cheia esta noite (20h15, Sport TV1) na partida diante o Marítimo, da 1.ª Jornada da Liga. Faltam vender dois mil bilhetes.

3-2 EM 2008/09

Na época passada, o Benfica recebeu e venceu o Marítimo por 3-2. David Luiz e Cardozo, por duas vezes, adiantaram as águias. Marcinho e Bruno (g.p.) reduziram nos insulares.

DOMÍNIO CLARO

Benfica e Marítimo já se defrontaram 29 vezes em jogos da Liga na Luz. Os encarnados são esmagadores nas estatísticas. 25 vitórias, 4 empates e apenas 1 derrota.

CARVALHAL: COM QUATRO BAIXAS

Carlos Carvalhal não pode contar com quatro jogadores para a partida desta noite na Luz. Bruno, Taka e Marcinho (lesionados) e Roberto Sousa (suspenso) não são opção.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)