Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Crise: Futebol a perder espectadores

Após sete jornadas, há menos 58 mil espectadores relativamente à época passada.
3 de Novembro de 2012 às 15:00
Bancadas cheias têm sido uma raridade
Bancadas cheias têm sido uma raridade FOTO: Amândia Queirós

A crise que afecta o bolso dos portugueses já está a fazer-se sentir também nos estádios de futebol. Com sete jornadas realizadas, a Liga deste ano é a menos vista (ao vivo) das últimas cinco épocas, no comparativo com igual fase das temporadas em análise. Em relação às sete primeiras jornadas dos campeonatos de 2009/10 e 2010/11, a versão corrente da competição máxima do futebol português está já a perder cerca de 60 mil espectadores.

Em média, são mil espectadores a menos por partida, o que não seria grave se o universo fosse igual ao de outras ligas europeias, como as da Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha, França ou até Holanda. Mas em Portugal, apenas cerca de dez mil pessoas, em média, acompanham a Liga principal ao fim-de-semana. Ou seja, uma recessão de 10 por cento.

Tendência ou apenas questão de calendário (quando o FC Porto e o Benfica jogam ambos fora, em simultâneo, a média dessas jornadas baixa, naturalmente), a verdade é que a última ronda foi a que teve menos gente nas bancadas. Nesta equação entram outras variantes, como sejam os factores climatéricos e a proximidade do final do mês. Para as estatísticas, o que conta é que nas bancadas dos estádios da principal liga de futebol estiveram 55 mil espectadores, repartidos por oito jogos, número que quase equivale ao da assistência do jogo mais visto ao vivo, este ano, o Benfica-Sp. Braga da 1ª jornada.

PIOR JORNADA DESTA ÉPOCA

A jornada que se realizou no passado fim-de-semana foi a pior, em total de espectadores, de todas as 7 já realizadas na presente temporada. Nas bancadas estiveram presentes 55 295 pessoas, o que dá uma média de 6911 por cada um dos oito jogos.

Liga Crise bancadas espectadores jornada futebol
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)