Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

CRISE NA AF ALGARVE PODE CHEGAR À PJ

As acusações feitas ao presidente da Associação de Futebol do Algarve, na última Assembleia Geral daquele organismo, poderão levar o Ministério Público e a Polícia Judiciária a desenvolver diligências a curto prazo, para apuramento de responsabilidades.
11 de Maio de 2003 às 00:49
Dois vice-presidentes (Arlindo Fernandes e Delfim Madeira) e dois dirigentes (Viegas Ramos e Flávio Figueiras) colocaram os lugares à disposição, durante a reunião magna, devido a alegadas “anomalias” na gestão da AF Algarve, liderada por João Gomes.
Arlindo Fernandes referiu-se, em concreto, a uma letra de 175 mil euros do Farense “aceite pelo presidente e pelo tesoureiro, sem conhecimento dos restantes dirigentes”, que serviu para a SAD do clube de Faro poder inscrever jogadores, no início da época em curso.
“Trata-se de uma letra falsa, pois foi carimbada e assinada sem que eu e outros dirigentes o soubéssemos. Estamos na presença de um caso de Polícia”, disse Arlindo Fernandes. Responsáveis do Farense garantem, todavia, que a letra não tem problema algum e já noutras situações, tanto a AF Algarve como a própria Liga, ajudaram a SAD dessa forma, com João Gomes a defender-se com igual discurso: “Auxiliar os filiados é um dos deveres da associação.”
Foram ainda abordadas as contas de um Congresso do Futebol Algarvio realizado no ano passado no Brasil. As despesas seriam por conta do presidente da AF Algarve, mas Arlindo Fernandes garante que terá sido ele a pagá-las, “fora as que vieram ter à associação”. João Gomes respondeu que em alguns casos foram enviadas facturas para a AF Algarve, frisando o seguinte: “A responsabilidade sobre o seu pagamento é minha”.
O presidente da mesa da Assembleia Geral, Abílio Lima, chegou a dar conta aos presentes de que iria remeter a gravação da reunião magna para a Procuradoria-Geral da República, mas recuou e só o fará depois de concluídos os trabalhos de uma Comissão de Inquérito entretanto constituída, que apresentará os resultados do seu trabalho a 20 de Junho, em assembleia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)