Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Cristiano Ronaldo firme ao lado do pai no hospital

O semblante carregado de Cristiano Ronaldo diz tudo. A tristeza estampada no rosto de um jovem habituado a dar alegrias ao povo português revela a dor sentida com o estado de saúde do seu pai, cujo diagnóstico continua reservado.
24 de Julho de 2005 às 00:00
Ronaldo continua a sofrer com o estado de saúde do seu pai e grande amigo
Ronaldo continua a sofrer com o estado de saúde do seu pai e grande amigo FOTO: d.r.
A vontade de estar ao lado do pai e restante família nestas horas difíceis são mais fortes que a vontade de jogar. Tem um avião à espera para o levar para Inglaterra (apesar da equipa estar na Ásia), mas essa decisão tem vindo a ser adiada dia após dia.
A relação de Cristiano Ronaldo e a família sempre foi muito estreita, apesar de ter partido muito cedo (12 anos) para Lisboa, ingressando no Sporting. O craque madeirense nunca esqueceu a família e logo que começou a ganhar algum dinheiro, tratou de distribuí-lo o melhor que pôde. Sempre que é solicitada a sua ajuda por algum familiar directo, Ronaldo, bem apoiado pela mãe, disponibiliza-se automaticamente.
A sua imagem vale milhões e, no sentido de valorizá-la em prol dos seus entes queridos, não costuma falhar às chamadas. Sinónimos disso mesmo, foi a sua indispensável ajuda ao lançar a irmã no panorama musical nacional, agora conhecida como Ronalda.
Mas, com o pai, a sua afinidade é um pouco diferente, sendo talvez mais intensa. Dinis Aveiro é realmente um homem extremamente simples e pacato. Pouco interessado nas luzes da ribalta, dá a ideia de que preferia, quiçá, continuar no anonimato, mormente o sucesso de Ronaldo ser realmente o seu orgulho. Dinis Aveiro sempre incentivou o seu filho a praticar desporto, mais concretamente o futebol e, portanto, tem grande culpa no estrelato de Cristiano.
Ronaldo, esse, nunca se coibiu de convidar o pai para frequentar espaços restritos, mormente o mesmo não gostar de lá estar.
A “pérola” da Madeira, por vezes, só consegue desfrutar da companhia do progenitor com alguma insistência, uma vez que, como já foi referido Dinis Aveiro, não se sente à vontade para lidar com os flashes e as conversas de circunstância. Ronaldo não se preocupa com isso e sempre que pode, faz questão de estar com o pai.
Quanto à mãe, não tem tempo para sentir saudades, visto que sempre o acompanhou, estando agora a morar consigo. Exemplo da cumplicidade entre Ronaldo e o pai é o rasgar de dor cravado na face do futebolista nas “saídas e entradas” do hospital. Dias complicados e de sofrimento para toda a família Aveiro.
SUCESSO NÃO MUDOU DINIS AVEIRO
Dinis Aveiro sempre foi um homem simples e nem o sucesso de Cristiano Ronaldo mudou a sua forma de estar na vida. Mantém os mesmos hábitos, as mesmas amizades, enfim, os mesmos caprichos que tinha quando ninguém o conhecia.
Embora o craque madeirense tenha disponibilizado todos os luxos possíveis para o pai, a verdade é que Dinis Aveiro, continuou a levantar-se de madrugada e a ajudar o “ardina” de Santo António na entrega de jornais. Um passatempo viciante...
A manhã foi sempre dividida entre a conversa nos cafés e a ajuda que dava ao CF Andorinha, clube que foi o berço da estrela Cristiano Ronaldo. Ao início da tarde, lá apanha dois autocarros para chegar a casa... Enfim, um homem madrugador que sempre gostou de se deitar cedo e cedo erguer.
APONTAMENTOS
PROGNÓSTICO
Em conversa com alguns funcionários do Centro Hospitalar do Funchal, pudemos verificar que o prognóstico relativamente ao estado de saúde do pai de Cristiano Ronaldo é muito reservado: “É uma situação complicada”, garantiram.
VISITA
Até ao fecho da nossa edição, o estado de saúde de
Dinis Aveiro continuava em fase estacionária. O internacional Cristiano Ronaldo, esse, visitou-o novamente após o almoço, permanecendo ao seu lado durante largo tempo.
AUTÓGRAFOS
Embora Cristiano Ronaldo esteja a passar momentos difíceis, aqui e ali, alguns transeuntes arranjaram coragem para pedir-lhe um autógrafo, ao que o mesmo correspondeu em passo acelerado...mas nunca recusando assinar os papéis.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)