Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Defender a Honra frente aos grandes

Leixões, Marco e Varzim, todos eles da Liga de Honra de futebol, foram os adversários que ‘saíram na rifa’ a Benfica, FC Porto e Sporting, respectivamente, na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal (ronda que disputa a 26 próximo), a primeira em que entram em acção equipas da Liga.
11 de Outubro de 2005 às 00:00
O Leixões, que perdeu a final 2001/2002 para o Sporting, atravessa-se agora no caminho do Benfica
O Leixões, que perdeu a final 2001/2002 para o Sporting, atravessa-se agora no caminho do Benfica FOTO: Miguel Barreiras/Record
Já o V. Setúbal, actual detentor do ceptro, desloca-se ao recinto do Fafe. Entre equipas do escalão principal, apenas dois confrontos: Sp. Braga-U. Leiria e Académica-Gil Vicente. O V. Guimarães ficou isento.
O Benfica, finalista vencido o ano passado, é o que, teoricamente, tem a tarefa mais difícil entre os ‘grandes’, já que se estreia na prova fora de portas, no Estádio do Mar, frente ao finalista derrotado na edição da Taça de 2001/2002 (na altura, o Sporting foi o carrasco dos ‘bebés’, que já ganharam o troféu em 60/61, com uma vitória sobre o FC Porto).
“Fiquei feliz ao saber que o sorteio ditou o Benfica, que é uma instituição contra o qual todos os clubes gostariam de jogar, não só pelas causas financeiras, mas também pelas desportivas”, avançou o administrador da SAD leixonense, José Manuel Teixeira.
O Sporting, por seu lado, inicia a sua participação na qualidade de anfitrião, recebendo o Varzim, 11.º da Liga de Honra, mas o ‘blackout’ não possibilita reacções.
Bem contente com a sorte está o FC Porto, cujo representante no sorteio, Perez Andion, classificou o Marco de “um clube agradável”.
Curiosa é a situação do Oeiras, que vai receber o Boavista mas ainda não sabe onde, já que as bancadas do seu novo estádio estão por concluir. Recorde-se que é no concelho de Oeiras que se localiza o Estádio Nacional, palco da final da prova.
4.ª ELIMINATÓRIA DA TAÇA DE PORTUGAL
Marítimo - Tirsense
Leixões - Benfica
Caniçal - Fátima
Fafe - Vitória Setúbal
UD Oliveirense - União Lamas
Mineiro Aljustrelense - Olhanense
Abrantes - Maria Fonte
Vizela - Santa Clara
Feirense - Pinhalnovense
Vila Meã - Mirandela
Covilhã - Lousada
FC Porto - Marco
Oeiras - Boavista
Aves - "Os Belenenses"
Lixa - Penafiel
Camacha - Estoril Praia
Académica - Gil Vicente
Portimonense - Souropires
Louletano - Atlético
Estrela Amadora - União Micaelense
Paredes - Nelas
Lagoa - Ovarense
Paços Ferreira - Tourizense
Rio Ave - Ribeirão
Braga - União Leiria
Portomosense - Barreirense
Sporting - Varzim
Naval 1º Maio - Pontassolense
Imortal Albufeira - Nacional Madeira
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)