Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Defesa frágil volta a tramar os leões

Registo sem brilho do leão frente a um Málaga que está na moda em Espanha pelos reforços sonantes. A derrota por 3-1 espelha a ineficácia da defesa montada por Domingos Paciência, sobretudo nas laterais. Percebeu-se que dificilmente o sector recuado acompanhará o virtuosismo de alguns homens mais adiantados, com destaque para o médio Rinaudo e para o chileno Diego Rubio, já que o estreante Capel mostrou tudo menos as parecenças com Paulo Futre que lhe são apontadas.
6 de Agosto de 2011 às 00:30
Capel tenta passar por Apoño, do Málaga
Capel tenta passar por Apoño, do Málaga FOTO: Fernando Ferreira/Record

O Sporting entrou a meio-gás e foi surpreendido pela pressão do Málaga. O holandês Van Nistelrooy apareceu com muito perigo e deixou o aviso que o colega Júlio Baptista se encarregou de concretizar de cabeça logo depois, após um cruzamento do português Eliseu. O autor do golo do Málaga surgiu sem marcação, perante a passividade dos leões.

André Santos tentou varrer, sem êxito, as investidas dos espanhóis. Faltou-lhe a ajuda dos companheiros, sobretudo de Schaars.

O Málaga continuou, por isso, a crescer, construindo o segundo golo antes do intervalo. Uma vez mais, a sensação de que havia buracos na retaguarda leonina, porque Nistelroy surgiu de repente e meteu o central Rodriguez num bolso antes de facturar.

Os leões só recuperaram a garra dos primeiros jogos da pré-época após a entrada de Rinaudo. O argentino trouxe classe e desenvoltura ao meio-campo, ajudando Diego Rubio a diminuir o prejuízo do Sporting, após uma saída deficiente do guarda-redes do Málaga, e debaixo da pressão asfixiante de Demichelis. A equipa acreditou num empate até ao segundo golo de Júlio Baptista, que deixou Carriço e companhia da defesa mal na fotografia. Passou o Málaga à final, com o Cadiz, e o Sporting disputará hoje (17h30) o 3º lugar, frente à Udinese.

BETO: "NÃO HÁ DUELOS FÁCEIS"

Um ano depois, os dinamarqueses do Nordsjaelland voltam a surgir no caminho do Sporting, mas os leões recusam-se a assumir o favoritismo frente a um rival que derrubaram duas vezes na época passada.

"Ganhámos, mas sabemos que não existem jogos fáceis. Encaramos o adversário com a máxima seriedade. Esse é o caminho a seguir se queremos continuar na prova", referiu Beto, antigo capitão do Sporting que representou os leões no sorteio do play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa, realizado ontem na sede da UEFA, em Nyon (Suíça).

Em 2010/11, o Sporting venceu o Nordsjaelland em solo dinamarquês por 1-0, com um golo de Simon Vuckevic, e voltou a ganhar em Alvalade (2-1), com tentos de Postiga e Maniche. Nada que deslumbre o antigo defesa Beto: " As circunstâncias são outras. Cada jogo tem a sua história", explicou, com convicção. Ainda assim, Beto reconheceu que "é bom conhecer o adversário" e "ter boas recordações", desde que a equipa verde-e-branca mantenha "a concentração nos níveis máximos". "Queremos fazer uma boa campanha europeia, por isso é importante termos concentração máxima", reforçou.

Na primeira mão do play-off, a 18 de Agosto, o Sporting desloca-se ao terreno do Nordsjaelland, na Dinamarca. A segunda mão está marcada para o dia 25, em Alvalade.

FICHA DE JOGO

Torneio Ramón Carranza

Estádio R. Carranza (Cadiz) - Assistência: 10 000

SPORTING: Rui Patrício, João Pereira, Rodríguez, Onyewu, Evaldo, André Santos, Djaló, Schaars, Capel, Wolfswinkel, Postiga

JOGARAM AINDA: Daniel Carriço, Rinaudo, Jeffrén, André Martins, Carillo e Rubio.

Treinador: Domingos Paciência

MÁLAGA: Caballero, Jesus Gámez, Demichelis, Mathijsen, Eliseu, Toulalan, Joaquín, Apoño, Cazorla, Júlio Baptista, Van Nistelrooy

JOGARAM AINDA: Willy,Rondon, Buonanotte, Portillo, Kris e Juanmi

Treinador: Manuel Pellegrini

Golos: 0-1 Júlio Baptista (35’), 0-2 Van Nistelroy (41’), 1-2 Rubio (61’), 1-3 Júlio Baptista (76’)

Árbitro: Pérez Montero (Espanha)

Disciplina: amarelos: Postiga (25’), Schaars (28’), Onyewu (34’), Toulalan (38’’), Rinaudo (70’), Portillo (79’)

SPORTING MÁLAGA TORNEIO DERROTA DOMINGOS PACIÊNCIA
Ver comentários