Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Derby: Rivais lançam as bases para o futuro

Águias e leões já alimentam primeira equipa. André Gomes e Betinho são rostos.
3 de Novembro de 2012 às 15:00
André Gomes chegou, viu e venceu no plantel principal do Benfica. Em dois jogos - diante do Freamunde para a Taça de Portugal e Gil Vicente para a Liga -, marcou dois golos. Um pleno
André Gomes chegou, viu e venceu no plantel principal do Benfica. Em dois jogos - diante do Freamunde para a Taça de Portugal e Gil Vicente para a Liga -, marcou dois golos. Um pleno FOTO: José Coelho/Lusa

Amanhã no Estádio da Luz, às 16h00 (Benfica TV), há jogo grande na II Liga. Defrontam-se o melhor ataque da competição - o Benfica B, com 25 golos -, e a equipa que está há mais jogos sem perder, o Sporting B. É a primeira vez que os dois emblemas se encontram no ano de reactivação das equipas B.

Desportivamente, tem sido mais bem-sucedido o Sporting B (1º com 28 pontos) do que o Benfica B (7º com 19 pontos), mas em aproveitamento do trabalho das formações secundárias para o plantel principal, já se notam resultados nestes dois grandes.

A boa época das duas equipas já catapultou valores emergentes da B: André Gomes, talentoso médio, faz figura na primeira equipa da Luz e é visto como sucessor natural de Witsel. O jovem de 19 anos começou a época sob orientação de Norton de Matos, mas foi ‘repescado' por Jorge Jesus, que fez o mesmo com André Almeida, titular em teste de fogo na Liga dos Campeões, no terreno do Celtic, a lateral-direito. O avançado Ivan Cavaleiro e o médio Miguel Rosa também se destacam na B.

Na equipa principal do Sporting, ainda se aguarda pelo melhor momento para lançar uma série de jovens promissores que têm brilhado na II Liga. Mas Arias, que começou a época na equipa B, já foi ‘promovido' à formação principal, tal como Betinho, um jovem de 19 anos com grande instinto de goleador e que é a principal alternativa a Wolfswinkel. Esgaio (extremo, 10 golos na II Liga), João Mário e Zezinho (médios), Bruma (extremo) e Pedro Mendes (defesa-central) estão na calha.

Sporting B Benfica B Estádio da Luz André Gomes André Almeida Arias Betinho Ricardo Esgaio Bruma
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)