Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

“Deveremos ir ao mercado”

Luís Duque, vice-presidente e administrador da Sporting SAD, disse ontem que o clube de Alvalade tenciona reforçar-se no mercado de Inverno. "Tendo em conta factores excepcionais – como as lesões de Rinaudo, de Rodríguez e de Jeffrén –, e para manter os níveis de competitividade e os objectivos inicialmente definidos pela administração, o Sporting deverá ir ao mercado para reforçar a equipa", afirmou o dirigente, reconhecendo que o grande obstáculo é financeiro.
14 de Dezembro de 2011 às 01:00
Luís Duque está consciente de que a crise pode travar os reforços
Luís Duque está consciente de que a crise pode travar os reforços FOTO: Pedro Simões

"Estamos preparados, o diagnóstico está feito, o trabalho está realizado e os alvos estão identificados. O ir ou não ao mercado depende de outros factores, nomeadamente de ordem financeira. Não podemos ignorar a crise profunda do País e da Europa. Não há milagres nestas questões de finanças e, nos tempos que correm, é difícil financiar a empresa com investimento que dê retorno", prosseguiu o dirigente leonino.

Pelo que o CM apurou, o Sporting procura essencialmente um defesa-central e um médio defensivo, mas a hipótese de juntar mais um ponta-de--lança ao plantel também está a ser equacionada, pois o único verdadeiro homem de área é Wolfswinkel, depois de o clube ter deixado sair Hélder Postiga (Saragoça) no final de Agosto.

Domingos Paciência, treinador dos leões, está completamente sintonizado com Duque. "É evidente que internamente temos falado no sentido de colmatar as posições em que podemos melhorar. Houve três jogadores que saíram [Postiga, Yannick e Luís Aguiar], o que de certa forma nos enfraqueceu", disse o técnico, reforçando o desejo leonino de ir ao mercado.

Para já, os ‘reforços’ são Jeffrén e Izmailov, que vão ser reintegrados até ao final deste mês, segundo revela o boletim clínico. Quanto ao chileno Matías Fernández, é esperado que esteja apto após o Natal.

O Sporting chegou ontem a Roma, num ambiente descontraído, mas em que o objectivo é prestigiar o nome do clube, apesar de os leões já estarem apurados para os 16-avos-de-final da Liga Europa. "É uma viagem tranquila, no entanto temos a obrigação de fazer um bom trabalho e de deixar boa imagem para o exterior", disse Luís Duque.

LEÃO BOJINOV QUER GANHAR QUATRO PROVAS

"O importante é o Sporting ganhar os seus jogos, pois tenho o sonho de ganhar as quatro provas. Para a história dos jogos não fica quem joga mas sim quem ganha", disse Bojinov, avançado internacional búlgaro, que será titular esta noite em Roma, frente à Lázio.

O jogador sportinguista revelou ainda que lhe é indiferente a posição onde actua: "Posso jogar em qualquer lado, isso não é problema. O treinador é que decide."

ADEPTO DETIDO CONDENADO

Um adepto detido por posse de arma proibida durante o Benfica-Sporting (1-0) foi ontem condenado a seis meses de prisão, substituídos por 180 horas de trabalho comunitário, ao abrigo do Regime Especial para Jovens Delinquentes. Ivo Costa, que completou 18 anos em Julho, foi ainda condenado a uma pena acessória de proibição de entrada em recinto desportivo durante um ano, depois de ter sido detido no dia do jogo com um petardo numa sapatilha.

DISCURSO DIRECTO

"TENHO NOÇÃO DO RISCO", Domingos Paciência, Treinador do Sporting

– O jogo com a Lazio é menos importante do que o previsto. Vai mexer na equipa?

Domingos – Tenho a noção do risco, mas assumo esse risco, ao abdicar de alguns jogadores que têm sido titulares para pôr outros.

– Porque o faz?

Devido ao calendário [domingo para a Liga frente à Académica e quinta-feira, para a Taça de Portugal, diante do Marítimo] e à posição em que nos encontramos. Estamos qualificados, mas com dois jogos pela frente em cinco dias, com dois objectivos prioritários para o Sporting, irão jogar outros jogadores que não têm sido primeira opção. Temos um nome e prestígio a defender.

– Marcelo e Schaars vão jogar?

– São dois jogadores que vão jogar de início.

SPORTING DOMINGOS LIGA EUROPA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)