Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

Diamantes de saída com terceiro lugar

O penta está mais longe, mas esse não é o único problema que assola o FC Porto, após a derrota (3-0) sofrida em Alvalade. A distância para Benfica (nove pontos) e Sp. Braga (oito) deixa em perigo a presença na Liga dos Campeões, fonte de receitas essencial para o equilíbrio das contas do clube. Sem a Champions, abre-se a porta à saída de craques do actual plantel portista.
2 de Março de 2010 às 00:30
Bruno Alves e Hulk (dir.) são dois dos jogadores do FC Porto que podem deixar o clube no final da época
Bruno Alves e Hulk (dir.) são dois dos jogadores do FC Porto que podem deixar o clube no final da época FOTO: Luís Vieira/Record

Fernando Gomes, ex-administrador responsável pela pasta financeira da SAD do FC Porto, sempre primou por um discurso em que alertava para a importância – quer desportiva, quer económica – da Champions e para a necessidade de gerar mais-valias com as vendas de atletas, no final das épocas.

À cabeça dos diamantes a saírem está Bruno Alves, central de 28 anos, que já no último defeso gerou o interesse de clubes como Barcelona, Inter, Real Madrid ou Manchester City. A cláusula de 30 milhões de euros não foi ultrapassada e o jogador acabou por ficar nos tetracampeões. Contudo, o sonho de mudar de Liga continua vivo para o internacional português, presença mais do que certa no Mundial da África do Sul.

Mas há mais. Apesar da suspensão de quatro meses aplicada pela Liga, Hulk continua a ser um atleta com mercado, principalmente em Inglaterra. A ausência dos relvados deixa a cláusula de rescisão de cem milhões num patamar irrealístico, mas as características únicas do brasileiro e a sua idade (23 anos) fazem de Hulk um alvo dos grandes europeus. "Ele é super-valorizado, tem mercado em todos os países. Por isso é que tem essa cláusula e por isso é que já deram 30 milhões por ele. Mas não exige sair, nem há razão para isso. Ele quer cumprir contrato", disse ao CM o empresário de Hulk, Teodoro Fonseca.

EMPRESÁRIO DE HULK ATACA CD DA LIGA

Teodoro Fonseca é o agente de Hulk e é também a voz da indignação do avançado brasileiro, de 23 anos, suspenso por quatro meses, na sequência de agressões a stewards na Luz, a 20 de Dezembro de 2009. Fonseca diz que o líder da Comissão Disciplinar da Liga, Ricardo Costa, é "incompetente". "Se ele diz que este foi o caso resolvido de forma mais rápida, se não consegue decidir em duas semanas, então devia vender automóveis na Bélgica, que é mais fácil. É preocupante que esteja tudo quieto, que ninguém o coloque na rua", disse Teodoro Fonseca ao CM, acrescentando que Hulk já não acredita na ida ao Mundial, apesar das declarações de Dunga. "Temos várias opções para escolher. Hulk esteve bem e tem de esperar pela lista", disse ontem o seleccionador brasileiro.

RUBEN MICAEL SACRIFICOU-SE

Ruben Micael foi ontem dispensado da selecção nacional sub-23 por apresentar uma luxação na clavícula direita, aliás uma zona fustigada nos últimos jogos do atleta do FC Porto.

Micael admitiu que estava a "80 por cento", no jogo com o Arsenal (vitória, por 2-1), a 17 de Fevereiro, e conseguiu estar também a postos para a recepção ao Sp. Braga (5-1), quatro dias depois. O médio foi titular em Alvalade, mas o sacrifício acabou aos 57’, quando foi substituído por Guarín.

Micael falha o jogo de amanhã entre Portugal e País de Gales, no International Challenge Trophy.

PORMENORES

MEIRELES E O MARSELHA

Raul Meireles tem o Marselha à perna, muito por influência de Lucho, que recomendou o português – tem cláusula de rescisão de 30 milhões – ao técnico Deschamps.

FALCÃO E RUBEN MICAEL

Falcão e Ruben Micael também já causaram impacto na Europa, principalmente em Inglaterra, mas o facto de terem chegado há pouco tempo ao Dragão deve evitar as saídas.

7 ANOS NA CHAMPIONS

O FC Porto marca presença na Liga dos Campeões há sete épocas consecutivas, depois de 2002/03, temporada em que conquistou a Taça UEFA.

"25 MILHÕES POR ANO"

Em declarações públicas, o ex--administrador Fernando Gomes assumiu a necessidade de 25 milhões anuais em mais-valias. Mesmo em temporadas de presença na Liga dos Campeões.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)