Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

DIAS EM DESTAQUE

Como manda a tradição, ontem foi dia de descanso em Wimbledon. O 'Middle Sunday' (ou 'Domingo do Meio') é caso único nas quinzenas dos torneios do Grand Slam - mas acaba por saber bem uma jornada de folga: para os jogadores, para a imprensa, mas também para os delicados courts de relva sujeitos às cavalgadas diárias dos tenistas e para a zona de Londres onde se encontra localizado o All England Club, diariamente mergulhada no caos do tráfico e das longas filas de adeptos em busca de bilhete.
30 de Junho de 2002 às 23:42
Como já se esperava, a polémica decisão do árbitro internacional português Jorge Dias no encontro de sábado entre o herói local Tim Henman e o sul-africano Wayne Ferreira mereceu particular destaque nos jornais - sobretudo nos tablóides sensacionalistas.

Jorge Dias corrigiu uma decisão do juíz-de-linha que daria a Wayne Ferreira uma excelente vantagem de 5-1 no tie-break do terceiro set e colocaria o sul-africano muito perto de ficar a vencer por dois sets a um, mas a correcção do juíz--de-cadeira lisboeta colocou o resultado em 4-2 e Henman acabaria por ganhar o terceiro set e logo a seguir o encontro.

Na generalidade, os jornais dizem que a decisão de Jorge Dias foi errada tendo em conta as imagens televisivas, mas há dois factores a ter em consideração: na televisão, o ângulo mostrado é o pior de todos tendo em conta a bola em causa; o ex-campeão sul-africano Frew McMillan encontrava-se a comentar o jogo no enfiamento da linha e confessou que tinha achado que a bola do seu compatriota tinha sido mesmo fora...

Ultrapassada a polémica e a primeira semana da competição, jogam-se hoje todos os encontros referentes aos oitavos-de-final - com o quadro masculino extremamente desfalcado de nomes sonantes e a vertente feminina dominada pelas candidatas norte-americanas, que conseguiram de alguma forma atenuar a desastrosa actuação dos seus pares masculinos.

No próximo fim-de-semana se verá quem emergirá do lote com os títulos individuais da 116ª edição do mais famoso torneio de ténis do planeta.

OS JOGOS DOS “OITAVOS”

HOMENS: Lleyton Hewitt (Aus,cs.1)-Mikhail Youzhny (Rus); Sjeng Schalken (Hol,cs.18)-Jan Vacek (Che); Tim Henman (Ing,cs.4)-Michel Kratochvil (Suí); Feliciano Lopez (Esp)-André Sá (Bra); Xavier Malisse (Bel,cs.27)-Greg Rusedski (Ing,cs.23); Mark Philippoussis (Aus)-Richard Krajicek (Hol), David Nalbandian (Arg)-Wayne Arthurs (Aus); Nicolas Lapentti (Ecu,cs.22)-Arnaud Clément (Fra).

SENHORAS: Venus Williams (EUA,cs.1)-Lisa Raymond (EUA, cs.16); Magdalena Maleeva (Bul, cs.19)-Elena Likhovtseva (Rus); Monica Seles (EUA,cs.4)-Tamarine Tanasugarn (Tai,cs.20); Justine Hénin (Bel,cs.6)-Elena Dementieva (Rus,cs.23); Amélie Mauresmo (Fra,cs.9)-Laura Granville (EUA), Jennifer Capriati (EUA,cs.3)-Eleni Daniilidou (Gre); Jelena Dokic (Jug,cs.7)-Daniela Hantuchova (Elq,cs.11); Serena Williams (EUA,cs.2)-Chanda Rubin (EUA).
Ver comentários