Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Dispensáveis custam 3 milhões de euros

A Sporting SAD gasta mais de três milhões de euros por ano com Maniche, Pedro Mendes e Caneira, jogadores que não fazem parte dos planos de Domingos Paciência para a nova época, apurou o CM.
3 de Junho de 2011 às 00:30
P. Mendes, Maniche e Caneira não contam para Domingos
P. Mendes, Maniche e Caneira não contam para Domingos

Os três internacionais portugueses representam um custo ao qual a SAD não consegue fazer face em termos de rendibilização futura, apesar de Carlos Freitas – director desportivo do Sporting – estar a tentar a colocação dos atletas.

Pelo que o CM apurou, a solução que se afigura mais fácil é a de Pedro Mendes, apesar de o Sporting estar ciente de que não vai recuperar o investimento de mais de 1,5 milhões de euros no médio, contratado a meio da época 2009/10 ao Glasgow Rangers.

Fontes contactadas afirmam que Maniche ganha 1,2 milhões de euros por época e que Pedro Mendes também ganha mais de um milhão. Maniche está disposto a fazer um ‘desconto’ aos leões, abdicando de 200 mil euros da verba a que tem direito por mais um ano de contrato com o clube de Alvalade.

Caneira leva por ano mais de 900 mil euros (tem mais dois anos de contrato), razão pela qual o custo total com estes três atletas representa um encargo "muito difícil de suportar para a SAD", contaram fontes ligadas ao processo.

Outro problema é Sinama Pongolle. O CM apurou que o francês recebe cerca de 90 mil euros por mês e que neste momento "ninguém lhe pega", apesar de já ter sido oferecido a muitos emblemas, entre eles o Panathinaikos (Grécia) e o Besiktas (Turquia), numa eventual troca para permitir o regresso de Quaresma a Alvalade.

Pongolle já fez saber que não quer voltar ao Sporting mas o clube tem em mãos um grande problema – o jogador contratado pelos leões ao Atl. Madrid custou 6,5 milhões de euros e a SAD tem noção de que não conseguirá recuperar nem sequer um terço: cerca de 2,1 milhões. E por isso o Sporting está com dificuldade para atacar o mercado com ordenados aliciantes.

AVANÇADO BOBÔ QUER JOGAR EM ALVALADE

"Espero que tudo dê certo. Por mim, não teria qualquer problema em jogar no Sporting", afirmou Bobô, ponta-de-lança brasileiro, de 26 anos, em declarações à TSF.

O jogador, que terminou contrato com o Besiktas, pode chegar a Alvalade a custo zero e se vier para Alvalade sabe o que o espera, tendo elogiado a Academia e o nível do futebol português.

Ontem, o Sporting perdeu dois alvos do mercado para a frente de ataque. Ribas, ponta-de-lança uruguaio, que terminou contrato com o Dijon (França), vai assinar pelo Génova, ao passo que Dayro Moreno está encaminhado para representar o Tijuana, equipa do México.

Matías Fernandez é cobiçado pelo Monterrey (México), que oferece cinco milhões de euros aos leões.

SPORTING MANICHE CANEIRA PEDRO MENDES
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)