Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Doping: Director desportivo da LA-MSS absolvido

A Relação do Porto confirmou a absolvição do director desportivo da extinta equipa de ciclismo LA-MSS, Manuel Zeferino, e do médico da formação, Marcos Maynar, das acusações de administração de doping e corrupção de substâncias medicinais e alimentares.
30 de Maio de 2011 às 14:50
Manuel Zeferino e Marcos Maynar foram acusados de administração de doping e corrupção
Manuel Zeferino e Marcos Maynar foram acusados de administração de doping e corrupção FOTO: Sérgio Martins

Fonte judicial disse esta segunda-feira que a 4.ª Secção Criminal da Relação negou provimento ao recurso do Ministério Público, que se mostrou inconformado com absolvição de Zeferino e Maynar que o tribunal de comarca da Póvoa de Varzim tinha decidido em 02 de Julho do ano passado. 

"Não foi feita prova esclarecedora que os arguidos disponibilizaram ou acordaram um plano de administração de substâncias dopantes e produtos para dissimular os controlos", considerou então o tribunal de primeira instância, no acórdão agora confirmado. 

Mencionando os produtos que foram apreendidos, a 19 de Maio de 2008, pela Polícia Judiciária (PJ) em casa de alguns ciclistas, o Tribunal da Póvoa de Varzim considerou que "não se pode afastar a hipótese de que a possível administração das substâncias tenha sido feita por auto-iniciativa dos atletas, e sem o conhecimento dos arguidos". 

O Tribunal também não conseguiu relacionar que os ficheiros apreendidos no computador do médico Marcos Maynar Mariño, com planos de treino, e um fax na pasta de Manuel Zeferino estejam ligados entre si, ou relacionados com administração de substâncias dopantes. 

O clínico e o técnico, vencedor de uma Volta a Portugal como corredor (1981) e de quatro como director desportivo (2001, 2002, 2004 e 2007), foram os únicos acusados formalmente após a operação conjunta da PJ e do então Conselho Nacional Antidopagem (CNAD), em Maio de 2008, já depois de serem condenados pela Justiça Desportiva a uma suspensão de 10 anos e uma multa de 2 800 euros, respectivamente.

o Tribunal da Póvoa de Varzim Marcos Maynar Mariño Manuel Zeferino Doping Corupção
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)