Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

Doping: Tribunal recusa julgar recurso de Lance Armstrong

O Tribunal Federal de Austin, no Texas, recusou esta segunda-feira julgar recurso de Lance Armstrong contra a Agência Antidopagem Norte-americana (USADA), para anular procedimento disciplinar por esta instaurado ao vencedor de sete edições da Volta a França em bicicleta.

20 de Agosto de 2012 às 21:19
Armstrong é acusado de usar doping entre 1999 a 2005
Armstrong é acusado de usar doping entre 1999 a 2005 FOTO: Reuters

Armstrong advogou que a USADA, que acusa o ciclista de dopagem no período de 1999 a 2005, não tinha competência para abrir processo disciplinar contra si e pediu um julgamento na justiça, alegando que os seus direitos constitucionais foram violados.

O juiz Sam Sparks considerou que o tribunal não tem competência nesta matéria, embora reconhecendo que o diferendo entre USADA e Armstrong reúne "aspectos confusos" e que a batalha entre a agência e a União Ciclista Internacional pela jurisdição deste caso "causa perplexidade".

"Infelizmente, a aparência de um conflito por parte das duas organizações cria dúvidas nas acusações contra Armstrong", referiu o juiz.

A decisão do Tribunal Federal de Austin é passível de recurso para uma instância superior e Armstrong pode ainda pedir uma arbitragem directa à USADA ou aceitar as sanções da agência norte-americana, que podem levar à proibição de o ciclista competir ao mais alto nível e à perda dos títulos no Tour.

Citado pela agência France Presse, o director-geral da USADA, Travis Tygart, expressou satisfação pela decisão do tribunal federal e reforçou a necessidade de aplicação das leis "que prevalecem para todos os atletas".

"As regras em vigor protegem os atletas há mais de uma década e nós estamos ansiosos pela audiência pública que se realizará. Armstrong deverá escolher que provas vai apresentar sob juramento e será submetido a um contra-interrogatório por um grupo independente de árbitros, que determinarão o resultado deste assunto", acrescentou.

lance armstrong tribunal ciclismo doping eua texas austin volta a frança tour
Ver comentários