Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Dragões criticam prémio a rivais

O FC Porto criticou, ontem, a Confederação do Desporto de Portugal (CDP) por ter atribuído o prémio Alto Prestígio ao Benfica e ao Sporting, numa gala que decorreu no Casino Estoril, na terça-feira. Em comunicado divulgado no seu site oficial, o emblema portista estranha os critérios utilizados para a distinção dos rivais, num ano em que venceu "títulos nacionais em todas as modalidades e ainda a Liga Europa".

11 de Novembro de 2011 às 01:00
Filipe Vieira e Godinho Lopes estiveram na Gala da Confederação do Desporto de Portugal
Filipe Vieira e Godinho Lopes estiveram na Gala da Confederação do Desporto de Portugal FOTO: Manuel de Almeida/Lusa

"Desconhecem-se os critérios de tais escolhas, necessariamente muito criativos" vincam os dragões, para acrescentar que "é surpreendente e estranho" que a CDP tenha "distinguido dois grandes clubes de Lisboa e tenham esquecido os finalistas da última Liga Europa, FC Porto e Sp. Braga, os clubes que nos últimos anos mais têm feito pela imagem internacional de Portugal".

"Pela quarta vez nos últimos oito anos, uma equipa portuguesa venceu um troféu internacional – e só para recordar o quão difícil é vencer competições internacionais basta recordar que os agora distinguidos venceram troféus internacionais há 47 anos [Sporting] e 49 anos [Benfica]", lê-se no comunicado.

Para reforçar as críticas, lembram que "caso queiram retirar o futebol e concentrar a argumentação nas chamadas modalidades, o Futebol Clube do Porto venceu todas e até tem uma equipa [hóquei] que há dez anos consecutivos conquista o campeonato nacional".

A CDP reagiu, também em comunicado, e lembrou que a decisão de premiar Benfica e Sporting teve a ver com o contributo dos dois clubes, "ao longo de muitas décadas, para os particulares laços desportivos com os países que têm o português como língua oficial". E frisou que o tema deste ano foi: ‘CPLP – a Língua une, o Desporto reforça’.

FC PORTO BENFICA SPORTING PRÉMIO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)