Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

DRAGÕES FAZEM FORCING POR BRASILEIRO ADRIANO

O lateral-esquerdo brasileiro Adriano, do Coritiba, é o alvo preferencial do FC Porto, que se debate com a impossibilidade de poder contar com o internacional Nuno Valente – lesionou-se ao serviço da selecção na partida com a Letónia –, bem como do lateral adaptado Ricardo Costa, que no último jogo com o Sporting sofreu um estiramento muscular na coxa esquerda.
11 de Novembro de 2004 às 00:00
A SAD azul-e-branca já fez chegar uma proposta concreta ao emblema brasileiro, manifestando a disposição de garantir o jovem de 20 anos, que ainda recentemente foi chamado por Carlos Alberto Parreira à selecção ‘canarinha’ para os jogos da Copa América.
Por enquanto, o futebolista está remetido ao silêncio – “pediu para não dar entrevistas, porque quer concentrar-se somente no próximo jogo do Coritiba” –, mas o responsável pelas relações públicas do emblema brasileiro, Júlio Malhadas, adiantou que “o presidente Giovani Gionédis já confirmou que recebeu uma proposta do FC Porto e a partir de agora aguarda uma negociação com os empresários de Adriano”.
Entretanto, Adriano também já contactou com o seu conterrâneo Danilo, que à Rádio Renascença explicou que o futebolista do Coritiba lhe ligou na semana passada para pedir informações sobre o FC Porto. O defesa da Académica também confidenciou que os portistas haviam formalizado uma proposta a Adriano, que de acordo com o seu antigo companheiro no Coritiba tem como principais características a rapidez e o poderio físico: “É muito rápido e aguenta todo o jogo ao mesmo ritmo”, explicou Danilo.
RECURSO A RUBENS JÚNIOR
Enquanto o FC Porto não garante Adriano, o técnico Víctor Fernández recorreu ao brasileiro Rubens Júnior, que ontem jogou toda a 2.ª parte e participou na construção do lance que deu origem ao golo de Hélder Postiga na vitória por 1-0 sobre a equipa B, atentamente observada pelo presidente Pinto da Costa. O técnico espanhol apostou numa formação de segundo plano – Nuno; Pedro Silva, Pedro Ribeiro, Joel e Areias; Bosingwa, Raul Meireles e César Peixoto; Postiga e Hugo Almeida –, enquanto os futebolistas que defrontaram o Sporting trabalharam num relvado à parte.
O guarda-redes Vítor Baía realizou treino específico com o técnico Daniel Gaspar, enquanto que o internacional sub-21 Ricardo Costa fez tratamento e ginásio.
Com o FC Porto a preparar o jogo com o Gil Vicente, a partida com o Sporting ainda dá que falar. A Comissão Disciplinar da Liga instaurou um processo de inquérito para averiguar o porquê do FC Porto só ter cedido mil bilhetes para o clássico, quando está prevista a cedência de 30 por cento da lotação do estádio.
MCCARTHY CHAMADO À SELECÇÃO
O avançado Benni McCarthy voltou a ser chamado pelo seleccionador da África do Sul para o jogo particular contra a Nigéria, a disputar na próxima semana, em Joanesburgo.
O melhor goleador da última edição da SuperLiga e mais produtivo dianteiro dos campeões europeus – soma sete golos no campeonato –, foi chamado mais uma vez à selecção sul-africana, que na fase de apuramento para o Mundial’2006 lidera o Grupo 2 de qualificação africana, à frente do Gana e República Democrática do Congo. Recorde-se que na temporada passada, McCarthy travou um prolongado braço-de-ferro com a federação sul-africana. Na altura, o avançado portista recusou-se a participar na CAN’2004 (principal troféu de selecções do continente africano) por considerar mais importante ficar no FC Porto, numa altura em que os ‘dragões’ estavam a lutar pelas vitórias no campeonato, Taça de Portugal e Liga dos Campeões.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)