Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Duelo de Matadores

O clássico de amanhã do Estádio da Luz é o mais importante dos últimos anos. A diferença entre as duas equipas é de apenas um ponto. O ambiente é de emoção e de expectativa. Cardozo (Benfica) e Falcão (FC Porto) são as figuras do jogo grande da 14ª jornada. São goleadores e é neles que os adeptos depositam as maiores esperanças para chegarem à vitória.
19 de Dezembro de 2009 às 00:00
Cardozo é o melhor marcador da liga, com 14 golos
Cardozo é o melhor marcador da liga, com 14 golos FOTO: d.r.

O paraguaio do Benfica, Óscar Cardozo, está a cumprir a sua melhor época na Luz, depois de ter chegado na temporada de 2007/08. Os 14 golos em 12 jogos (13 jornadas disputadas) garantem-lhe o primeiro lugar dos goleadores. Aliás, o avançado benfiquista, de 26 anos, falhou um jogo (Naval) devido à polémica expulsão no jogo com o Sp. Braga. É a referência do ataque encarnado, com três ‘hat-trick’ (V. Setúbal, Nacional e Académica).

Com 192 centímetros e 91 quilos, Cardozo é o verdadeiro goleador de grande-área (11 golos) e o seu pé-canhão é o esquerdo (10). É também temível nas bolas paradas (8).

Por seu lado, o reforço portista Radamel Falcão já marcou oito golos na Liga. É o segundo melhor marcador, a par de Edgar (Nacional). Esta será a sua primeira visita ao Estádio da Luz, depois de ter protagonizado um dos principais episódios da pré-época. Foi dado como certo no Benfica mas Pinto da Costa antecipou-se e desviou-o para o Porto. 'Falcão voa para onde quiser', disse, na altura, o presidente portista, em tom irónico.

Sem necessitar de tempo para se adaptar ao futebol português, Falcão, de 23 anos, regista oito golos no campeonato. A única vez que bisou foi frente ao Olhanense, à sétima jornada. É mais versátil do que Cardozo. Marca golos de pé direito (3), de cabeça (3) e de pé esquerdo (2). O seu raio de acção é a pequena área, onde regista cinco dos oito golos. São dois avançados com características diferentes mas com o mesmo sentido de baliza. O duelo é amanhã ao início da noite na Luz.

OUTROS DUELOS

Vieira vs Pinto da Costa

O duelo de palavras entre os dois presidentes dos clubes tem sido tão aceso como os embates nos relvados. As questões do ‘Apito Dourado’, o ‘roubo’ de jogadores, são o tema do dia. Uma guerra diária com batalhas ganhas pelas duas partes. Difícil mesmo será vê-los lado a lado durante um jogo.

Jesus vs Jesualdo

No banco de suplentes estarão dois treinadores portugueses. Jorge Jesus com o estatuto de revelação devido à inten-sidade com que colo-cou o Benfica a golear os seus adversários, relançando a mística benfiquista. Jesualdo continua a somar títulos e êxitos.

NUNO GOMES, O ANTIDRAGÃO

O avançado benfiquista Nuno Gomes, de 33 anos, é o verdadeiro antidragão. É o jogador entre os presentes que tem mais vitórias nestes clássicos. Ganhou em cinco ocasiões, três na Luz e duas no Dragão.

Aliás, Nuno Gomes foi mesmo titular em cinco das seis últimas vitórias do Benfica. Em 2006, no seu primeiro clássico no Dragão, deu a vitória ao Benfica após um jejum de 13 anos, ao marcar dois golos e fazer com que Bruno Alves fosse expulso. Luisão regista três vitórias sobre o dragão. Do lado do FC Porto, Helton, Bruno Alves e Fucile já venceram três clássicos. Destaque ainda para César Peixoto (Benfica), que já ganhou na Luz pelo FC Porto.

Ver comentários