Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Empate adia presença no Mundial

A selecção portuguesa de râguebi adiou ontem o apuramento para o Campeonato do Mundo que se disputa em Setembro do próximo ano, em França, ao empatar 11-11 com a Geórgia. Os ‘Lobos’ precisavam de vencer por uma margem superior a 14 pontos, fruto da desvantagem trazida do jogo da primeira mão em que a equipa das quinas fora derrotada por 17-3.
26 de Novembro de 2006 às 00:00
Empate a 11 foi insuficiente para as aspirações portuguesas
Empate a 11 foi insuficiente para as aspirações portuguesas FOTO: Manuel de Almeida, Lusa
Tal como Tomaz Morais, seleccionador nacional, havia previsto, o ‘pack’ georgiano surgiu muito forte e procurando sempre esconder a bola. Portugal tentou contrariar o jogo mais musculado dos forasteiros, apostando em jogadas rápidas pelas alas.
Os pontos foram todos concretizados numa primeira parte, muito equilibrada e na qual os ‘Lobos’ mostraram bons argumentos. Às duas penalidades convertidas por Pavle Jimsheladze (9’ e 17’), Portugal respondeu com dois pontapés certeiros de Gonçalo Malheiro (12’ e 23’).
Aos 31’, Grigol Ladadze fez o primeiro ensaio do encontro, mas o ‘pack’ luso não acusou o golpe e, volvidos apenas quatro minutos, Diogo Mateus voltou a igualar a partida. Gonçalo Malheiro poderia ter colocado Portugal em vantagem antes do intervalo, mas falhou uma transformação e uma penalidade.
Na etapa complementar, Portugal carregou mais, mas esbarrou sempre numa sólida equipa georgiana, que praticamente abdicou do jogo ofensivo para controlar o marcador. Gonçalo Malheiro ainda dispôs de uma oportunidade para converter uma penalidade, mas voltou a não concretizar o pontapé.
Para conseguir uma presença, inédita, no Mundial’2007, Portugal terá agora que defrontar Marrocos (numa eliminatória a duas mãos em Janeiro), num primeiro jogo de repescagem em Janeiro. Em caso de vitória, os ‘Lobos’ estarão ainda obrigados a vencer o Uruguai, também numa eliminatória a duas mãos, mas em Fevereiro.
“No final do encontro, Tomaz Morais mostrou-se confiante quanto ao apuramento da equipa lusa: “Com o nível de jogo que hoje apresentámos frente à Geórgia, tenho a certeza que conseguiremos uma presença no Mundial depois da fase de repescagem”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)