Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Equipa não pode relaxar

O FC Porto recebe o Paços de Ferreira no Dragão e Jesualdo Ferreira quer encerrar o ano com mais uma vitória, perfazendo o sétimo êxito consecutivo.
17 de Dezembro de 2006 às 00:00
Jesualdo Ferreira considera decisivo vencer antes das férias
Jesualdo Ferreira considera decisivo vencer antes das férias FOTO: Luís Vieira, Record
“O FC Porto tem de jogar a um nível muito elevado para ganhar este jogo. Os meus jogadores também sabem – e têm consciência disso – que as responsabilidades aumentam à medida que vamos ganhando e que vamos tendo mais confiança. Têm de ser cada vez mais sérios, mais competentes e competitivos, porque em momento algum podemos entrar num processo de ‘relaxe’”, avisou o treinador, tanto mais que o líder do Liga vai ter pela frente um adversário complicado.
De acordo com Jesualdo, José Mota apresenta “equipas atrevidas, que jogam para a frente e que dividem o jogo com qualquer adversário. Tem normalmente jogadores com perfis muito definidos e são equipas cuja estrutura táctica base não é impeditiva de uma grande criatividade e ambição”, explicou o técnico portista, relembrando a vitória do Paços em Alvalade e o empate com o Benfica.
Um ‘dragão’ prevenido – “Sabemos o que devemos fazer no sentido de podermos ganhar o jogo” –, tanto mais que Jesualdo acredita que até aos oitavos da ‘Champions’ com Chelsea e dentro de dois meses muita coisa pode ficar definida. “Pode efectivamente ser para nós o ponto-chave da época, pois o FC Porto será mais forte à medida que o fim do campeonato se aproximar. E, por isso, o campeão de Inverno também pode vir a ser o campeão nacional”, disse, respondendo depois aos elogios de Paulo Bento: “Se ele diz que temos feito um campeonato extraordinário, talvez isso explique a diferença que existe na classificação”.
APONTAMENTOS
ASSUNÇÃO
A ausência de Paulo Assunção, que não recuperou de uma mialgia, vai obrigar Jesualdo a fazer uma alteração no meio-campo, entrando Ibson para o seu lugar.
FÉRIAS
O FC Porto entra em férias natalícias logo a seguir ao jogo. O regresso está agendado para o dia 28 deste mês. Anderson, a recuperar da operação ao perónio, partiu mais cedo para o Brasil, acompanhado de um fisioterapeuta.
VIEIRINHA
Vieirinha voltou a ser convocado, numa lista onde ressaltam as saídas de Tarik Sektioui e Paulo Assunção.
PAULO SOUSA E EDSON EM DÚVIDA NO PAÇOS DE FERREIRA
O médio Paulo Sousa e o avançado brasileiro Edson foram ontem convocados à condição pelo treinador do P. Ferreira, José Mota, para a visita de hoje ao líder FC Porto.
Paulo Sousa apresenta um traumatismo no tendão de Aquiles do pé direito, enquanto Edson se queixa de dores fortes nos adutores, não sendo por isso ainda possível prever a inclusão nos titulares. Por isso mesmo, Mota chamou 20 jogadores, dos quais se destacam os regressos, após castigo, de Geraldo, Dani e Renato Queiroz.
O defesa Luiz Carlos falha por lesão o último jogo oficial da temporada, assim como o avançado João Paulo, Freddy e ainda o guarda-redes Pedro, operado sexta-feira.
O Paços de Ferreira ocupa a nona posição, com 18 pontos, enquanto o FC Porto lidera com 38.
Eis a lista de convocados: Peçanha e Coelho (guarda-redes); Primo, Emerson, Tiago Valente, Antunes, Geraldo e Mangualde (defesas); Dani, Paulo Sousa, Pedrinha, Willams, Elias e Jean Carlos (médios); Renato Queiroz, Ronny, Paiva, Didi, Edson e Cristiano (avançados).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)