Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Erro médico trama Rui

O departamento médico do Benfica assumiu ontem, em comunicado, que errou no diagnóstico da lesão contraída por Rui Costa no jogo com o Boavista, dia 9 de Setembro. Os ‘encarnados’ culpam o especialista que efectuou diversas ecografias ao jogador, numa clínica à qual o clube recorre há vários anos, pelo erro de diagnóstico.
4 de Outubro de 2006 às 00:00
Rui Costa vai parar um mês, pois agravou a sua lesão no jogo com o Desportivo das Aves
Rui Costa vai parar um mês, pois agravou a sua lesão no jogo com o Desportivo das Aves FOTO: Tiago Sousa Dias
Um erro que vai sair caro, uma vez que o médio afinal tem uma rotura muscular, a qual foi agravada pelos minutos que actuou domingo frente ao Aves. Após esse jogo, Rui Costa voltou a apresentar queixas e o Benfica decidiu realizar uma ecografia numa outra clínica, onde foi detectada uma “rotura muscular no músculo bicipete crural da coxa direita”.
Rui Costa vai ter assim de parar cerca de um mês, falhando o jogo com o FC Porto no Estádio do Dragão, além dos dois embates com o Celtic para a Liga dos Campeões. Rui fica ainda de fora nos jogos com U. Leiria (c), E. Amadora (f) e Beira-Mar (c).
No comunicado, o corpo clínico do Benfica revela que os exames efectuados após o jogo no Bessa detectaram apenas ligeiras alterações nas fibras musculares. “Efectuámos a ecografia muscular que revelou ‘heterogenicidade do padrão miofibrilhar habitual do músculo bicipete crural e discreta hemorragia intersticial’. Efectuámos os tratamentos adequados e mais duas ecografias de controlo, onde foram constatados ‘aspectos fibróticos reparativos e ligeiro edema circundante’. Esta situação levou a que fosse progressivamente integrado nos processos de recuperação e treino”, pode ler-se.
A ecografia realizada numa outra clínica, após o jogo com o Aves, detectou então a rotura. “Constatámos que as ecografias efectuadas [anteriormente] não valorizavam adequadamente esta situação clínica. Apreciamos o espírito de sacrifício do jogador, não existindo na sua história clínica episódios anteriores de lesões musculares. A sua recuperação vai implicar uma paragem mais prolongada”, conclui.
O Benfica não quis revelar os nomes das clínicas e ecografistas envolvidos no caso.
PORTSMOUTH COM PRESSA
O técnico do Portsmouth, Harry Redknapp, revelou que o clube pretende contratar Manuel Fernandes, a título definitivo, antes do final da época. “Julgo que vamos activar a opção de compra no momento em que o Manuel Fernandes cumpra alguns jogos. Ele é um jogador fantástico e mais cedo ou mais tarde será titular na equipa”, disse Redknapp.
O médio emprestado pelo Benfica tem sido alvo do interesse do Manchester United e Redknapp não quer correr riscos. “As pessoas do Manchester United conhecem-no e sabem que é um jogador de top”, disse o treinador. A transferência de Manuel Fernandes, de 21 anos, vai custar cerca de dez milhões de euros ao Portsmouth, um recorde absoluto para o clube inglês.
APONTAMENTOS
JOGO TREINO
Aproveitando a paragem na Liga por causa das selecções, o Benfica agendou para amanhã, às 16h00, um jogo de treino com o Olivais e Moscavide, no Estádio Alfredo Marques Augusto.
AUSÊNCIAS
Fernando Santos não vai poder contar com nove jogadores devido aos jogos das selecções. Lista: Quim, Ricardo Rocha, Petit, Simão, Nuno Gomes, Karagounis, Katsouranis, Pedro Mantorras e João Coimbra.
ELEIÇÕES
Carlos Quaresma apresentou ontem a candidatura à presidência do Benfica, revelando que caso vença as eleições trará “Sven-Goran Eriksson para treinador” dos ‘encarnados’.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)