Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Escaladas de João Garcia passam a banda desenhada

O alpinista João Garcia vai ser o protagonista de uma banda desenhada. A história passa pela infância do alpinista nos Olivais e salta para o dia em que conquista o cu-me do Evereste, onde perdeu o amigo Pascal Debrouwer.
19 de Janeiro de 2007 às 00:00
Foi o ilustrador Ricardo Cabral quem teve a ideia do livro
Foi o ilustrador Ricardo Cabral quem teve a ideia do livro FOTO: Mário Cruz, Lusa
A banda desenhada é da autoria de Ricardo Cabral, um ilustrador ‘freelancer’ de 28 anos, e será apresentada no dia 9 de Fevereiro no evento ‘Um Mundo de Aventuras’. João Garcia mostra-se “muito contente” com a obra, sublinhando o realismo conseguido pelo autor. “O Ricardo conseguiu um detalhe e rigor impressionantes. É como se tivesse lá estado”, afirmou. Para Ricardo Cabral o livro já será um sucesso se conseguir “roubar rapa-ziada dos sofá e das playstation”. O alpinista partilha este ponto de vista, esperando “incutir o espírito desportivo e aventureiro aos jovens”. O texto é inspirado no primeiro livro de João Garcia, ‘A Mais Alta Solidão’.
À margem desta iniciativa, João Garcia prepara-se para lançar no dia 7 de Fevereiro o segundo livro, intitulado ‘Mais Além’, onde conta dez escaladas em dez capítulos. O livro de Garcia será dedicado a Bruno Carvalho, o alpinista que faleceu na recente subida ao Shisha Pangma, e “retrata o recomeço depois do trambolhão que foi o Evereste”, diz João Garcia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)