Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Espanhol Plaza confirma previsões

O espanhol Ruben Plaza e a sua equipa (Comunidad Valenciana) sagraram-se vencedores, individual e colectivamente, do Grande Prémio Internacional Costa Azul, que ontem terminou em Santiago do Cacém, onde os corredores partiram e chegaram para cumprirem a última etapa (160,2 Kms).
14 de Fevereiro de 2005 às 00:00
Bernhard Eisel festejou vitória na última etapa, mas deixou o triunfo na geral escapar para Plaza
Bernhard Eisel festejou vitória na última etapa, mas deixou o triunfo na geral escapar para Plaza FOTO: d.r.
Ruben Plaza, de 24 anos, que, em Portugal, já havia conquistado uma vitória no contra-relógio do Troféu Joaquim Agostinho do ano passado, conquistou a camisola amarela na etapa do Seixal e, bem apoiado pela sua equipa, defendeu a vantagem conseguida no somatório das bonificações, para terminar com uma margem de 12 segundos sobre o seu mais directo adversário, o austríaco Bernhard Eisel e 20 segundos em relação ao italiano Enriço Degano (TBL). À vitória individual, Ruben Plaza juntou ainda a conquista dos primeiros lugares na Juventude e na Montanha, ficando apenas a vitória na Regularidade (Pontos) para o austríaco Eisel.
“Estou muito contente, pois esta é a minha primeira vitória numa prova por etapas. Agradeço aos meus colegas de equipa que trabalharam muito bem para que esse meu objectivo fosse alcançado. Estou-lhes muito reconhecido”, afirmou o jovem ciclista da Comunidade Valenciana.
O melhor ciclista português foi Cândido Barbosa (LA Liberty), que terminou a prova no quinto lugar da classificação geral.
A derradeira etapa foi a mais rápida, com a média a atingir os 43,418 Km/h, devido a insistentes ataques a que o pelotão foi sempre respondendo com grande determinação. Eisel foi o mais forte no ‘sprint’ final.
CLASSIFICAÇÕES
4.ª ETAPA
1.º, Bernhard Eisel (FDJ), 3:41.23
2.º, Arnaud Gerard (FDJ), mt
3.º, Enrico Degano (TBL), mt
4.º, Fred Rodriguez (DVL), mt
5.º, Cândido Barbosa (MIL), mt
GERAL
1.º, Ruben Plaza (C. VAL), 15:07.41
2.º, Bernhard Eisel (FDJ), a 12s
3.º, Enrico Degano (TBL), a 20
4.º, Fred Rodriguez (DVL), a 24s
5.º, Cândido Barbosa (LAL), mt
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)