Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Espectacular Ricardinho dá vantagem ao Benfica

O Benfica deu ontem um passo de gigante rumo à conquista do título nacional de futsal ao vencer o Sporting por 4-1 no jogo da primeira mão da final da competição.
18 de Junho de 2007 às 00:00
O Benfica dominou sempre o Sporting, apesar do jogo disputar-se no pavilhão Paz e Amizade
O Benfica dominou sempre o Sporting, apesar do jogo disputar-se no pavilhão Paz e Amizade FOTO: Pedro Ferreira / Record
A jogar na condição de visitante, no Pavilhão de Loures, a equipa encarnada teve em Ricardinho o expoente máximo da superioridade que revelou durante quase todo o jogo. O número dez da Luz efectuou uma espantosa exibição e marcou três golos geniais que deram à sua equipa não só uma vantagem importante (3-1, aos 28 minutos), como garantiram ainda um ascendente psicológico que os leões não souberam superar, após terem estado a vencer por 1-0.
A tendência dominante do jogo definiu-se nos minutos iniciais: o Benfica com melhor posse de bola e o Sporting a jogar mais no erro do adversário e a revelar grandes dificuldades nas transições ofensivas e no ataque organizado. Mérito, também, para a forma como o Benfica soube pressionar o adversário ainda bem dentro do meio-campo deste.
A ‘cínica’ estratégia leonina deu frutos aos quatros minutos, quando Bibi aproveitou um mau passe de Ricardinho fazendo a bola chegar a Evandro para o disparo certeiro. O Sporting podia até ter feito logo a seguir o 2-0 (remate de Bibi ao poste) mas foi o Benfica que claramente assumiu as despesas do jogo. Expôs-se mais, correu mais riscos e foi a equipa que, claramente, mais trabalhou para chegar à vitória.
Boas defesas do guarda-redes Cristiano apenas adiaram o que parecia inevitável, a reviravolta no marcador. O empate surgiu ainda na primeira parte, por Ricardinho, e foi ele quem, já na segunda metade, abriu o livro com duas finalizações prodigiosas.
Só nesta fase o Sporting assumiu um pouco mais o jogo (também porque o Benfica recuou deliberadamente) mas o guarda-redes Bebé e a falta de eficácia dos jogadores leoninos impediram que o Sporting reentrasse na discussão do resultado. O 4-1 de Pedro Costa sentenciou o jogo.
O próximo encontro disputa-se no Pavilhão da Luz, no próximo sábado (21h15), e se o Benfica ganhar sagra-se campeão. Se vencer o Sporting as duas equipas voltam ao mesmo local no dia seguinte para a decisão final.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)