Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

“Esta Taça não é prioritária”

O FC Porto vai à Mata Real para vencer, mas a Taça da Liga não é prioritária para o clube. A garantia foi dada ontem por Vítor Pereira na véspera do duelo com o P. Ferreira, agendado para esta noite (21h00). Para o treinador portista, a Taça da Liga só serve para "dar oportunidade a quem tem menos minutos de jogo" e para "lançar os mais jovens".
21 de Dezembro de 2011 às 01:00
Vítor Pereira diz que gosta da forma como o FC Porto está a jogar
Vítor Pereira diz que gosta da forma como o FC Porto está a jogar FOTO: Estela Silva/Lusa

"A nossa prioridade é o campeonato nacional. A Taça da Liga não é uma prioridade para nós", assumiu, frisando que o eventual sucesso dos dragões não apagará a eliminação da Taça de Portugal, diante da Académica (0-3).

"Saímos mal dessa competição e devemos tirar ilações desse jogo, que acabou por nos tornar mais fortes", observou.

Apesar das más memórias da Taça e também da Champions, destacou "pontos positivos" no trajecto da equipa: "Gostei da conquista da Supertaça [2-1, ao V. Guimarães] e da forma como jogamos agora. É um FC Porto mais à FC Porto, como eu gosto."

Para o duelo na Mata Real, não prometeu a titularidade do avançado Iturbe, apesar de ter reconhecido que o futebol do argentino "entusiasma" e "cria altas expectativas nos adeptos". "É preciso cuidado no lançamento do Iturbe, para não queimar etapas", justificou-se.

Sobre o defesa Danilo, reforço de Inverno proveniente do Santos (Brasil), por 17,8 milhões de euros, disse que "será reavaliado quando chegar a Portugal", escusando-se a prever datas para a estreia do jogador. Por fim, comentou o ‘mea culpa’ do árbitro Duarte Gomes, após o FC Porto--Marítimo (2-0), da 13ª jornada.

"As desculpas devem ser evitadas", afirmou, sublinhando que "os erros acontecem a qualquer um". " Sou avaliado todas as semanas, os jogadores também, e os árbitros têm de o ser por quem de direito, não por mim", concluiu.

EXTREMO VARELA REGRESSA A LISTA COM TRÊS JUNIORES

O regresso do extremo Varela é a principal novidade da convocatória do FC Porto para a visita ao P. Ferreira. Depois de ter falhado o duelo com o Marítimo, que os portistas venceram por 2-0, na última jornada, o extremo volta às opções de Vítor Pereira e deverá ser titular, já que James fica de fora devido a uma lesão muscular, contraída no duelo com os insulares. Para o desafio com os pacenses, o treinador chamou três jogadores dos escalões de formação: o guarda-redes Kadú, o central Tiago Ferreira e o médio francês Vion. Em contrapartida, deu descanso aos titulares Helton, Álvaro Pereira e Rolando, o que levará os dragões a jogar com uma defesa inédita.

Os principais candidatos à titularidade são o lateral-esquerdo Alex Sandro, o guarda-redes Bracali e o central Mangala.

FC PORTO VÍTOR PEREIRA TAÇA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)