Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Estrelas do surf em Peniche

Francisco Alves e ‘Kikas' defrontam Mick Fanning e Kelly Slater.
10 de Outubro de 2013 às 01:00
Frederico ‘Kikas’ Morais, à direita, voa nas ondas da praia dos Supertubos, em Peniche. O alvo a abater será Kelly Slater, à esquerda, que aos 41 anos soma 11 títulos mundiais
Frederico ‘Kikas’ Morais, à direita, voa nas ondas da praia dos Supertubos, em Peniche. O alvo a abater será Kelly Slater, à esquerda, que aos 41 anos soma 11 títulos mundiais FOTO: José Sena Goulão/Lusa

Os portugueses Francisco Alves e Frederico Morais, conhecido por ‘Kikas', vão ter hoje dois duelos de titãs frente a Mick Fanning e Kelly Slater, respetivamente, na repescagem no Rip Curl Pro Portugal, que está a decorrer na praia de Supertubos, em Peniche.

Francisco Alves, de 19 anos, terá a tarefa de defrontar o australiano, atual líder do circuito e campeão do Mundo em 2007 e 2009, no primeiro ‘heat' da segunda ronda da nona e penúltima etapa do Mundial.

Já ‘Kikas', de 21 anos, terá um desafio igualmente difícil, ao medir forças com o norte-americano, segundo na hierarquia
e 11 vezes campeão mundial.
Os dois lusos beneficiaram de wildcards (convites) para participarem na prova.

Alves, da Costa de Caparica, é o 464º do ranking mundial, fez 7,56 pontos (6,63 e 0,93) e foi derrotado por um dos seus ídolos, o australiano Matt Wilkinson (17,37 pontos), na sexta bateria da primeira eliminatória.

Já o campeão nacional e 92º do ranking mundial terminou o quarto ‘heat' da primeira eliminatória atrás do sul-africano Jordy Smith. Na estreia entre a elite mundial, o surfista natural de Cascais conquistou 9,16 pontos (5,33 e 3,83), menos 2,275 do que Smith (11,43), terceiro do ranking mundial, e ficou à frente do australiano Bede Durbidge, atual 22º da hierarquia, que somou 5,9 pontos. "Até agora tem sido positivo, mas é completamente diferente do que estou habituado. O ‘heat' não foi mau e apesar de o mar não estar fácil, acho que consegui uma boa onda, mas faltou-me a segunda. Agora, tenho a segunda ronda, com o Kelly Slater pela frente, e só tenho de tentar fazer o meu melhor surf", explicou.

‘Kikas' admitiu que ainda não pediu conselhos a Tiago Pires sobre a forma de vencer Slater: "Ele sabe como se faz . Mas ainda não falámos. Estou certo de que vamos conversar. No entanto, temos de ver como está o mar... depois logo se vê."

Jovem sub-16 surpreende Kelly Slater

O jovem australiano Jacob Willcox, de 16 anos, foi uma das estrelas do primeiro dia ao surpreender o norte-americano Kelly Slater (41 anos), segundo do ranking mundial e onze vezes campeão mundial, na ronda inaugural. Willcox, que garantiu o acesso à prova ao vencer os ‘trials' na terça-feira, sagrou-se campeão mundial de sub-16 em junho e promete ser um dos nomes a ter em conta num futuro muito próximo.

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA VER A FOTOGALERIA

surf Peniche Rip Curl Pro Portugal Mick Fanning Kelly Slater Francisco Alves Kikas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)