Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Eusébio teve noite agitada (COM VÍDEO)

Eusébio passou a noite de ontem muito agitado e teve dificuldades em adormecer devido a problemas respiratórios. De manhã recuperou e conseguiu dormir algumas horas, na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Hospital da Luz, em Lisboa, onde se encontra desde segunda-feira com uma "pneumonia bilateral", doença que afecta os pulmões.

23 de Dezembro de 2011 às 01:00
Embaixador do Benfica passou algumas horas complicadas, mas ontem de manhã conseguiu dormir até às 16h00
Embaixador do Benfica passou algumas horas complicadas, mas ontem de manhã conseguiu dormir até às 16h00 FOTO: Vítor Mota

Ontem, à hora do almoço, o CM esteve no hospital e comprovou que as ordens do corpo médico, liderado pelo cirurgião cardiotorácico José Roquette, eram para não incomodar, de forma alguma, o embaixador do Benfica e da selecção nacional, de 69 anos (faz 70 no dia 25 de Janeiro). A essa hora, até a mulher Flora, a filha Carla e a sobrinha Cátia deixaram a UCI. Carla e Cátia aproveitaram para fumar um cigarro fora da unidade hospitalar, enquanto Flora se dirigiu ao restaurante, onde almoçou na companhia de dois amigos. Mais tarde, reuniram-se todos.

Na box 1 da UCI, para onde foi transferido por uma questão de "comodidade" (a primeira noite passou-a na box 4) em relação às visitas, Eusébio dormia profundamente e só despertou por volta das 16h00. Segundo soube o CM, acordou bem-disposto e a respirar sem muito esforço. Bebeu um sumo de laranja e comeu um croissant. "Tinha apetite", contou uma fonte.

A pedido dos médicos, o ‘Pantera Negra' aceitou depois fazer alguns exercícios respiratórios. "Estava animado" observou a mesma fonte.

SEM MELHORAS SIGNIFICATIVAS

"Não houve nenhuma melhora significativa dos parâmetros inflamatórios, analíticos, nem radiológicos", disse ontem José Roquette, director clínico do Hospital da Luz, sobre o estado de saúde de Eusébio. "Não houve agravamento", vincou.

José Roquette adiantou ainda que o ‘Pantera Negra' deve ficar internado para "além do dia de Natal".

FAMÍLIA E MÉDICOS RESTRIGEM VISITAS AO EMBAIXADOR DA LUZ

Apenas pouco mais de meia dúzia de amigos mais chegados têm autorização para visitar Eusébio no Hospital da Luz. Segundo apurou o CM, a mulher, Flora, e as filhas Carla e Sandra elaboraram uma curta lista, que mesmo assim foi ainda mais reduzida pelo médico José Roquette. "Sempre que vê os amigos fica muito nervoso e isso tem implicações a nível respiratório", contou uma fonte.

O CM sabe ainda que o ‘Pantera Negra' foi sedado para poder descansar o maior tempo possível. "Está muito cansado", disse Carla, num dos poucos momentos em que deixou de estar ao pé do pai, ontem de manhã.

Outra restrição tem a ver com o telemóvel. A família e os médicos também "proibiram" o antigo jogador do Benfica de o usar com regularidade.

"As chamadas são filtradas e quando está desperto só lhe passam as dos amigos mais chegados", frisou uma fonte, que só tem conseguido falar com Carla, Sandra e Flora.

O CM apurou também que Eusébio, se quiser, vai ter direito a bacalhau com todos na noite de consoada. Mas pode optar por lombo de porco com puré de maçã e arroz árabe.

"VAMOS REZAR PARA QUE RECUPERE"

Humberto Coelho visitou Eusébio ontem de manhã, no Hospital da Luz. "Ele é forte e acredito que vai recuperar rapidamente. Vamos rezar para que recupere", afirmou o antigo colega de equipa do ‘Pantera Negra' no Benfica.

"Custa-me muito vê-lo assim, uma vez que é uma pessoa que nunca esquecerei. Ainda por cima no Natal, um momento mais delicado", concluiu.

EUSÉBIO DOENÇA HOSPITAL PANTERA NEGRA PNEUMONIA BENFICA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)