Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

Ex-jogador do Esmoriz muda de sexo e compete com mulheres

Tiffany Abreu (nascida Rodrigo) está a gerar polémica no mundo do voleibol.
22 de Fevereiro de 2017 às 13:52
Tiffany Abreu, de 32 anos, completou a mudança de sexo em 2016
Tiffany Abreu, de 32 anos, completou a mudança de sexo em 2016 FOTO: Direitos Reservados
Tiffany Abreu era Rodrigo Abreu quando jogou, na época 2008-2009, pela equipa de voleibol do Esmoriz, em Portugal. 

A brasileira mudou, entretanto, de sexo e agora representa o Golem Palmi, uma equipa italiana de voleibol feminino, facto que tem causado muita polémica naquele país. 

A atleta estreou-se este fim de semana na segunda divisão transalpina e deu logo que falar ao virar o jogo a favor da sua equipa (que estava a perder com o Delta Informatica Trentino) e ser considerada a jogadora mais valiosa em campo. 

Tiffany, de 32 anos, recebeu, garante o AS, autorização para jogar em competições femininas pela Federação Internacional de Voleibol, mas depois de domingo os comentários eram muitos. 

Citado pelo Corriere della Sera, o treinador da próxima equipa a defrontar o Golem Palmi, o Millenium Brescia, chegou mesmo a ameaçar fazer queixa, tendo em conta o resultado final do jogo frente ao Delta Informatica Trentino. "Temos todo o respeito pela pessoa que é, mas a nível atlético, há vídeos que demonstram a sua vantagem física", explica o treinador, salientando que, no voleibol feminino, a rede está 19 centímetros mais baixa que no voleibol masculino e Tiffany tem 1,98 metros de altura.

Já o treinador do Palmi defende a sua jogadora, explicando que a escolheu "pelas suas qualidades" e ignorou o seu "passado como homem". "Para mim, é uma pessoa que joga voleibol. Para além disso, com a transformação perdeu 60% da força que tinha e salta menos do que o que saltava no passado", frisou, considerando que quem ataca a sua atleta "é hipócrita". 

Tiffani, por seu lado, está tranquila e agradece o apoio das novas colegas que ganhou após a transformação que sofreu o ano passado. "Fui muito bem recebida no grupo. Tratam-me como uma irmã", salientou.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)