Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

F1: Director da McLaren suspenso

A escurderia de Fórmula 1 McLaren-Mercedes anunciu esta sexta-feira que suspendeu o director desportivo, Dave Ryan, após a desclassificação do piloto Lewis Hamilton no Grande Prémio da Austrália, acusado de mentir aos comissários.
3 de Abril de 2009 às 11:46
Lewis Hamilton foi desclassificado
Lewis Hamilton foi desclassificado FOTO: d.r.

O patrão da McLaren-Mercedes, Martin Whitmarsh, declarou que as atitudes de Dave Ryan no domingo passado “tiveram graves consequências para a equipa”. Whitmarsh pediu desculpas pelo sucedido e afirmou que a suspensão foi aceite por Ryan, que acompanhou Hamilton quando este foi ouvido sobre os incidentes de domingo na primeira prova do mundial.

 

Os comissários desportivos do Grande Prémio da Malásia de Fórmula 1 decidiram retirar o terceiro lugar que tinha sido atribuído a Hamilton, após penalização de 25 segundos imposta a Jarno Trulli, devolvendo essa classificação ao piloto italiano da Toyota.  

A decisão foi tomada após os comissários terem analisado novas provas, como comunicações rádio entre os pilotos e as equipas e os registos de telemetria relativas a uma ultrapassagem de Trulli, que os comissários de Melbourne consideraram terem infringido regras da Fórmula 1.

Em causa esteve uma ultrapassagem de Trulli a Hamilton quando estava em pista o safety car, o que infringe as regras da Fórmula 1. Mais tarde veio a saber-se que o piloto da McLaren abrandou bruscamente por indicação do director da equipa, para forçar a manobra do adversário da Toyota.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)