Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

FC Porto é exemplo contra o racismo

Pinto da Costa garantiu perante o presidente do Grupo Socialista no Parlamento Europeu que “o FC Porto é um exemplo na luta contra o racismo”.
8 de Dezembro de 2006 às 00:00
O alemão de Martin Schulz e os jogadores
O alemão de Martin Schulz e os jogadores FOTO: João Abreu Miranda/Lusa
O alemão Martin Schulz, acompanhado pelos deputados europeus Francisco Assis e Elisa Ferreira, foi recebido no Dragão à margem do Congresso do Partido Socialista Europeu, que está a decorrer na Invicta. Com a luta contra ao racismo e xenofobia por referência, Pinto da Costa reforçou as virtudes do desporto: “felizmente, no futebol, praticamente não existe racismo. Uma das virtudes do desporto é que as raças não contam para nada. Todos são vistos como membros de uma família”, constata o presidente do FC Porto, que nesta iniciativa no âmbito do Programa de Combate ao Racismo se fez acompanhar pelos futebolistas Helton, Pedro Emanuel e Ricardo Quaresma.
ATAQUE À MADEIRA
Entretanto, só hoje os ‘dragões’ começam a preparar a deslocação à Madeira para defrontarem o Nacional. Uma partida na qual Quaresma espera ter mais sorte do que frente ao Arsenal, onde por duas vezes o poste direito da baliza de Lehmann lhe devolveu os remates: “Só dá mais motivação para ir à procura do golo. Pode ser que aconteça já com o Nacional”, projectou o extremo que mais lutou para que a vitória sorrisse ao FC Porto e assim os ‘dragões’ acabassem em primeiro lugar no grupo. “É indiferente ficar em primeiro ou em segundo lugar, porque vamos sempre encontrar equipas difíceis na próxima fase. Vamos esperar pelo sorteio e o FC Porto não teme ninguém”, garante Quaresma, que assume o risco no futebol que apresenta: “Toda a gente consegue jogar para trás e para os lados, mas se não jogarmos para a frente não há golos. Tem de haver jogadores que gostem do risco...”, defendeu o extremo dos ‘dragões’, sublinhando que é seu objectivo “ajudar o FC Porto a conseguir vitórias e mais títulos”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)