Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

FC Porto empata e está nos ‘oitavos’

FC Porto e Dínamo Kiev empataram nesta terça-feira, 0-0, em jogo da 4.ª jornada do Grupo A da Liga dos Campeões, disputado na capital ucraniana. Um ponto que garante o apuramento dos dragões para os oitavos-de-final da prova.
6 de Novembro de 2012 às 21:45
Khacheridi e Jackson Martínez disputam uma bola aérea
Khacheridi e Jackson Martínez disputam uma bola aérea FOTO: Reuters

O Dínamo Kiev entrou mais pressionante e acercou-se da baliza do FC Porto nos primeiros minutos, sem no entanto criar nenhuma ocasião de golo. A equipa de Vítor Pereira demorou a entrar na partida e só aos 16’ deu um ar da sua graça, num bom entendimento entre James e Jackson, que culminou com um remate do goleador colombiano, interceptado pela defesa ucraniana.

A partir de então, o FC Porto acelerou o ritmo e procurou sair em transições rápidas, quase sempre conduzidas pelo irrequieto James. Aos 34’, o ‘10’ portista cruzou com conta, peso e medida e Jackson cabeceou entre os centrais, mas Koval fez uma grande defesa para canto. Foi a única verdadeira oportunidade de golo em toda a primeira parte, num jogo  equilibrado, mas nem sempre bem jogado.

O descanso fez bem ao FC Porto que, logo aos 50’, dispôs de uma ocasião soberana: James – sempre ele – isolou Varela com um passe fabuloso e o internacional português rematou cruzado, fazendo a bola a passar a milímetros do poste direito da baliza de Koval. O lance assustou os ucranianos que só conseguiram reagir nos últimos 25 minutos do encontro. Aos 67’, Yarmolenko apareceu isolado na cara de Helton, mas rematou muito fraco e o guarda-redes brasileiro resolveu com facilidade. Foi o último grande momento do jogo, que até ao final se desenrolou sem grandes motivos de interesse.

Com este empate, o FC Porto garantiu a qualificação para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os dragões lideram o Grupo A, com 10 pontos, mais um do que o PSG, que venceu o Dínamo Zagreb, em casa, por 4-0.

fc porto dínamo de kiev liga dos campeões futebol jogo champions
Ver comentários