Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

Federação bósnia anuncia novos estatutos

A Federação Bósnia de Futebol anunciou esta quinta-feira ter adequado os novos estatutos ao modelo da FIFA, que deverá levar ao levantamento da suspensão que o organismo internacional e a UEFA lhe impuseram.
26 de Maio de 2011 às 14:01

"A Assembleia-Geral (AG) da federação adoptou por unanimidade, com 55  votos, os novos estatutos", afirmou após a votação Dino Begic, um membro do comité de normalização designado pela FIFA para dirigir o organismo bósnio. 

A Federação bósnia foi suspensa a 01 de Abril pela FIFA e pela UEFA por não ter adoptado, uns dias antes, os estatutos conforme as suas recomendações, que defendiam uma presidência única e não uma presidência tripartida (sérvia, muçulmana e croata), à imagem do Estado Bósnio.  

Na quarta-feira, o secretário-geral da federação bósnia, Jasmin Bakovic, manifestou-se confiante de que as estruturas internacionais façam cessar a suspensão "o mais rapidamente possível, o mais tardar a 31 de maio", a fim de permitir que a selecção bósnia defrontar a Roménia, a 03 de Junho, e, depois, a Albânia, a 07, em jogos da fase de qualificação para o Euro2012. 

No grupo D, a Bósnia ocupa o quarto lugar a cinco pontos da França, que lidera, e atrás da Bielorrússia e da Albânia.
 
Desde a guerra de 1992-1995, a Bósnia é composta por duas entidades: a Federação croato-muçulmana e a República Srpska Sérvia.  

A AG da federação bósnia de futebol integra 60 delegados (20 por cada comunidade do país, croata, muçulmana e sérvia). Na votação de hoje participaram apenas 55 representantes. 

uefa fifa futebol federação estatutos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)